Isolada pra quem precisa

O assunto dessa semana é suplemento alimentar. Estamos falando sobre os três tipos de whey protein disponíveis no mercado: concentrada, isolada e hidrolisada. Ontem falei da concentrada e hoje será a vez da whey protein isolada. Como expliquei ontem, a maioria das pessoas pode começar a utilizar uma boa whey concentrada, exceto aqueles que possuem intolerância à lactose ou alergia a algum dos componentes do leite.

Para estas pessoas o recomendado é uma whey protein isolada, pois ela não possui absolutamente nada de lactose, tampouco de gorduras. É obtida através de um processo de filtração que utiliza mais de 2 mil litros de soro para obter 1 quilo do produto, enquanto a whey concentrada exige cerca de 220 litros desse soro, que como expliquei anteriormente é a parte do queijo que escorre e não tem muito valor nutricional se não for beneficiado por máquinas que separam totalmente as proteínas da lactose e da gordura, que são a parte mais abundante desse soro original.

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de soro de leite, mas aqui não existe o equipamento necessário e nem investimentos para se beneficiar o soro. Então temos que importar o soro beneficiado e acabamos pagando mais caro por isso, pois as fábricas nacionais de suplementos, na verdade, não fabricam a whey. Apenas a misturam ao sabor depois de comprar a matéria prima importada. Então, se você escolher uma boa marca nacional, estará tomando uma boa matéria prima importada também.

Antigamente as proteínas nacionais, apesar de terem boa matéria prima, pecavam muito no sabor. Atualmente isso mudou muito e existem algumas proteínas nacionais que são até mais gostosas que as importadas.

“Pajé, não tenho intolerância à lactose, mas gostaria de tomar a whey isolada. Existe algum problema?”

Problema algum, mas não existe tanta necessidade, pois uma boa whey concentrada possui menos de 3g de carboidratos e menos ainda de lactose, o que é totalmente imperceptível pra quem não tem intolerância. Lógico que a whey isolada é absorvida mais rápido, em cerca de 25 minutos, contra 40 minutos da concentrada, e isso só fará diferença se a pessoa é quase um atleta ou alguém que realmente necessita de uma absorção ainda mais imediata no período de pós-treino. Por esta razão alguns nutricionistas já preferem começar a passar a whey isolada para qualquer pessoa, mesmo não sendo intolerantes, mas muitas vezes essas pessoas não conseguem consumir o produto por causa do custo, pois ela custa quase o dobro de uma whey concentrada, variando seu preço de 150 a 200 reais. Por isso, deve-se ponderar, pois quem precisa realmente da isolada são aqueles que possuem intolerância ou problemas de absorção.

Amanhã falaremos sobre a whey protein hidrolisada, não perca!

Abraço.

André Pajé