Indústria mercenária + governo omisso = crianças obesas

Saudações meus amigos. Alguns dias atrás, escrevi sobre a história do pai e do filho que começavam juntos na academia, o pai continuava e o filho desistia. Alguns leitores se identificaram com a história escreveram dizendo estar com dificuldades com seus filhos que estão acima do peso.

O sedentarismo entre as crianças e adolescentes é um assunto tão urgente e de suma importância, que deveria ser tratado pela família da mesma forma que o boletim escolar,  ou passar num vestibular. Estamos vivendo uma epidemia de obesidade infantil ninguém está fazendo nada.

Não podemos contar com nenhum tipo de ajuda do Estado, e por consequência do sistema de educação atual, para desviar nossos filhos do sedentarismo. Hoje nossas crianças têm menos da metade da quantidade de aulas  de educação física que fazíamos em nosso tempo.

Aumentaram as aulas das disciplinas mais ‘importantes‘ no lugar disso. Hora, todo mundo sabe que as crianças estão mais obesas,  e o colesterol alto e diabetes estão aparecendo cada vez mais cedo. Nós, pais, além de termos mais educação física na escola, ainda tínhamos mais brincadeiras nas ruas. Hoje nossos filhos ficam nos videogames. As ruas não tem mais espaço para brincadeiras, tampouco segurança.

E para piorar mais adicione uma indústria que joga sujo no marketing, deixando nossas crianças cada vez mais consumistas e imediatistas. Garanto que na praça de alimentação do shopping seu filho também vai direto onde vende o ‘lanche feliz‘, que traz o brinquedo junto no ‘super saudável‘ kit com hambúrguer, refrigerante e batatas fritas.

Na minha concepção isso deveria ser proibido, pois é apelativo. Não deveria se utilizar o brinquedo como forma de aumentar a venda desses alimentos comprovadamente nocivos a saúde das crianças. Da mesma forma que o objetivo original da páscoa era dar e ganhar chocolate. Hoje a Páscoa virou um lucrativo negócio, pois tem brinquedo dentro dos ovos, então as crianças acabam ganhando mais ovos e por consequência consumindo mais chocolate.

Então meu amigo pai, ou mãe, vale a pena planejar alguma forma de ajudar o seu filho, sua saúde é mais importante que tudo. Que tipo de atividade física pode ser inserida na sua rotina para suprir essa falta de exercícios? Muitas pessoas complicam dizendo que ‘precisam pôr‘ seus filhos em alguma aula ou academia.

Porém, creio que o melhor caminho seja essa iniciativa partir do próprio pai, chamando o filho para andar de bicicleta, juntos talvez, ou dar uma caminhada no parque, com certeza os pais precisam disso também, talvez mais do que seus filhos.

E na parte da alimentação também o exemplo é a única solução. Melhorar a alimentação de toda a família e substituir as porcarias da geladeira por frutas e alimentos mais saudáveis. Para obter ajuda, procure um nutricionista, que pode cuidar da família inteira e dar mais opções para não perder o prazer em se alimentar. Assuma o controle da saúde de sua família,  pois ninguém fará isso por você.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna