Imunidade – não baixe a guarda

No verão muitas pessoas procuram de alguma forma melhorar o físico, e para isso e exercitam-se mais e fazem os mais loucos tipos de dietas. E muitas vezes quem paga o preço é a imunidade. Com essas dietas malucas, onde come-se muito pouco e as refeições são muito espaçadas aparecem os mais diversos tipos de doenças, como gripe, herpes, conjuntivites, crise de rinite, sinusite.

Isso acontece porque o sistema imune fica enfraquecido pela falta dos nutrientes base para manter o corpo saudável. Aí o indivíduo que acabou de começar sua dieta e seu treino, fica doente e não pode treinar, ficando em casa, comendo mais e recuperando o pouco que perdeu de gordura e muitas vezes acumulando ainda mais.

Nosso organismo possui um sistema de defesa contra agentes invasores como vírus e bactérias e para mantê-lo forte existem alimentos que podem auxiliar, e muito. O zinco é um mineral fundamental já que é componente de enzimas digestivas e do sistema nervoso central. Também é importante no reparo de tecidos celulares e na cicatrizarão de ferimentos. Ostra, camarão, carne de boi, de frango e peixe, grãos integrais, cereais, castanhas e tubérculos como a batata são ricos em zinco.

A vitamina C também é uma importante aliada do nosso sistema imunológico. A acerola é a maior fonte desse nutriente. A vitamina C acelera a produção dos leucócitos, que são uma das  células de defesa do corpo, aumentando, assim, a resistência as infecções. Quase sempre o suco é a melhor opção, por ser uma maneira mais fácil de ser consumida, mas deve ser tomado rapidamente, pois mesmo armazenado na geladeira, ele tem seu potencial vitaminico diminuído. Frutas cítricas como o limão, a laranja, o morango, o tomate e vegetais também são boas fontes dessa vitamina.

O resveratrol encontrado na uva e no vinho é um composto que faz parte do sistema de defesa da videira. Possui um forte poder antioxidante fortalecendo, assim, as células de defesa do corpo. Atualmente esse composto é tido como um forte antiviral e esta associado a prevenção de doenças do coração, do fígado até de câncer.

O alho também é um excelente antibacteriano, além de prevenir doenças cardiovasculares. Pesquisas arqueológicas demonstraram que ainda no antigo Egito, há cerca de 3.000 anos a.C. o alho já era usado como medicamento. Um dos alvos do alho é a bactéria H. piloro, associada a alguns tipos de úlceras e tumores no estômago.

A vitamina A também importantíssima para nosso organismo, pois um dos papéis desse nutriente é manter as mucosas em bom estado e elas são a primeira linha de defesa do corpo. A deficiência de vitamina A também diminui a produção dos linfócitos T deixando a pessoa mais vulnerável as infecções. Além disso, faz bem para a pele deixando-a mais saudável e com mais elasticidade. Os alimentos mais recomendados pelos nutricionistas são os de origem vegetal como cenoura, manga, abóbora, damasco, batata doce.

Os lactobacilos encontrados em alguns iogurtes e leite fermentado são bactérias do bem que competem com as bactérias ruins presentes na flora intestinal, o que melhora a saúde do intestino facilitando a absorção das vitaminas e minerais.

Por isso defendo sempre uma alimentação balanceada e RICA em nutrientes, para manter o corpo saudável e com isso aproveitar melhor os momentos da vida.

Essas foram apenas algumas dicas isoladas, procure um bom nutricionista para lhe montar um cardápio variado e saudável.

Grande abraço.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna