Bom dia, amigo leitor. Hoje falaremos sobre a dor muscular após o treino de musculação. Mais especificamente falaremos de quem quer utilizar o treinamento com pesos para ganhar massa muscular. Existe um conceito geral que para esse processo funcionar, a pessoa deve sentir constantes dores após os treinos.

continua após a publicidade

Mas existem pessoas, que apesar de treinar pesado não sentem mais dores depois de um certo tempo, a não ser nas trocas de série onde essa dor muscular, também chamada de dor residual ou dor tardia aparece, mas depois tende a desaparecer.

Então, nesses casos, será que essa pessoa não está tendo sucesso em seu processo de hipertrofia? De forma alguma. Primeiramente, não está correta a afirmação que não sentir dores após os treinos significa que o trabalho foi mal executado, mas sim que o corpo está adaptado a fazer força naquele movimento em específico.

Quando nosso corpo está adaptado ao movimento, não sentimos dores porque, por mais pesado que o realizemos, o corpo tem um sistema de proteção onde a fadiga aparece antes da possibilidade de uma lesão mais séria na musculatura. Mas dessa forma você continua progredindo em força e tônus muscular, mesmo que não esteja sentindo sua musculatura doída no pós-treino.

continua após a publicidade

Logicamente a hipertrofia muscular é alcançada quando, no treino pesado, fazemos pequenas lesões na musculatura. São as famosas microlesões nas fibras, que posteriormente, através de descanso e nutrição adequada, voltarão com maior espessura e força, gerando assim o aumento do volume muscular.

É imprescindível após os treinos alimentar a musculatura que foi treinada através da ingestão de uma refeição rica em nutrientes adequados e ao longo do dia e da noite esse cuidado constante se perpetua. Além disso, outro fator que é importantíssimo é o descanso. Para isso é necessária uma boa noite de sono e baladeiros não obtém sucesso por conta disso. (E pelo álcool).

continua após a publicidade

Então, nem sempre a dor está associada à hipertrofia. Não é preciso ficar dolorido para crescer, mas caso você não sinta nem aquela sensação de musculatura trabalhada, é porque tem alguma coisa errada com seu treino. Talvez você não esteja se dedicando tanto quanto poderia, muitas vezes por falta de incentivo. Procure um parceiro de treino ou até mesmo um personal para você se sentir mais estimulado, com certeza isso ajudará bastante, ou então estabeleça uma boa relação com os professores de sua academia, eles podem lhe ajudar tanto na parte técnica quanto motivacional.

Outra dica é a variação na forma de executar o exercício. Experimente reduzir o tempo de descanso entre as séries e aumente o número de repetições. Ou passe a realizar os movimentos de forma mais lenta e com muito controle, isso vai ajudá-lo a ter mais consciência corporal e sentir mais a musculatura sendo trabalhada.