Hérnia, inimiga número 1 do lutador

Saudações, amigos. Hoje falaremos de uma lesão muito comum nos praticantes de jiu-jitsu, que são as hérnias. Republico parte de um artigo escrito pelo professor Ítallo Vilardo, que além de educador físico também é faixa preta de jiu-jitsu:

“Grande parte dos lutadores de jiu-jitsu acabam desenvolvendo algumas lesões durante sua vida de treinos e competições. As hérnias são algumas dessas lesões, e são consideradas lesões muito graves, dependendo do nível, podem levar o praticante a abandonar os tatames. Essas lesões são atribuídas muitas vezes ao tipo de esporte praticado. Devido as suas características, o jiu-jitsu, acaba contribuindo de forma negativa, a formação dessas lesões.

Essas lesões podem ser evitadas e ou diminuídas durante a prática desportiva, para isso, alguns cuidados que devem ser seguidos.

O treino de jiu-jitsu, por si só já é altamente agressivo, sendo assim o primeiro cuidado que devemos ter é com a preparação para o treino. Um aquecimento bem direcionado e específico se faz indispensável, aquecer a região lombar e o abdômen, já que essas duas regiões dependem uma da outra, pois para uma contrair a outra tem que ceder.

A região do pescoço, que deve ser movimentada para todos os lados e em todas as direções com movimentos repetidos dezenas de vezes, utilizando-se também de rolamentos para frente e para traz. Não devemos confundir alongamento com aquecimento, pois o alongamento, dependendo da forma que for executado, relaxa a musculatura e a deixa “solta”, podendo agravar o risco de lesão, pois vamos relaxar uma musculatura que em seguida deverá produzir força. Já o aquecimento prepara a musculatura para o trabalho ‘mais forte’ que virá a seguir.

Além desses cuidados, devemos criar mecanismos para que nosso corpo se proteja durante o treino, para assim diminuirmos os riscos de lesão. Exercícios específicos de musculação são de grande valia. Para a região lombar os exercícios de extensão da coluna, aliados a alguns exercícios específicos de abdominal, contribuem para o fortalecimento da região lombar. Exercícios como levantamento, agachamento, terra e stiff, também são muito bons, porém são exercícios mais avançados, necessitando de um bom nível de treinamento e de orientação de um profissional da área.

Um grande aliado a prevenção e ao tratamento das hérnias são os exercícios de alongamento, que devem ser feitos separados do treino e sobre a orientação de um profissional da área. Quanto antes diagnosticarmos as hérnias, mais fácil será o tratamento.”

*Ítallo Vilardo, é faixa-preta de Jiu-Jitsu da equipe Brasa e professor de Educação Física e preparador físico de atletas de Judô, Jiu-Jitsu e MMA.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna