Falsas promessas: a parte podre do mercado fitness

As histórias são sempre muito parecidas e uma hora ou outra aquele seu parente ou colega e trabalho vem até você e diz que precisa lhe mostrar algo, que vai lhe fazer muito bem pra saúde, emagrecer, ou melhorar a sua situação financeira. Então ele começa a te oferecer shakes para emagrecer ou outros produtos naturais milagrosos pra saúde, com extratos disso ou daquilo que “contém tudo o que você precisa”.

Muitos parecem aqueles fanáticos religiosos falando dos produtos. Alguns chegam a parecer se transformar realmente em outras pessoas assumindo outras posturas e outro jeito de falar. Adesivam os carros de lado a lado com o logotipo da empresa, usam broches e em todo lugar dão um jeito de começar a falar nisso.

Tenho certeza que você já conheceu alguém assim, esse é o chamado Marketing Multinível, onde as empresas distribuem os produtos para as pessoas que começam a vender informalmente e a achar representantes para vender também. As pessoas que entraram primeiro, compram mais quantidade e mais barato, e vendem para os debaixo da pirâmide, que vendem para outros abaixo deles etc.

Segundo a Associação Mundial do Comércio, se mais de 30% dos lucros vierem do recrutamento de novos vendedores, o esquema já é considerado pirâmide. Quando a renda vem somente dos produtos, aí realmente é considerado Marketing Multinível. Muitos que vejo por aqui é pirâmide. Ou será que estou enganado? Alguém lembra daquele slogan “quer ganhar dinheiro pergunte-me como”? Que depois de já terem ganho bastante dinheiro e para ficar mais politicamente correto alteraram para “quer emagrecer pergunte-me como”. Então, além de qualquer porta malas abafado que eles fazem de loja, sem pagar impostos, quer dizer que viraram nutricionistas também?

Para que toda essa estrutura funcione, essas empresas patrocinam finais de semana em resorts para os futuros colaboradores, onde em assembleias são dados os testemunhos daqueles que supostamente eram pobres e hoje enriqueceram e são entregues cheques grandes impressos em papelão para os supostos melhor rankeados. Tudo isso é feito com um fervor igual ou maior que um culto religioso, isso pra mim se chama lavagem cerebral.

Os produtos podem ser até bons, mas chegam mais caros ao consumidor final por ter passado por tantos representantes e nenhum deles é milagroso, cura nada ou é algo que você não poderia até comprar mais barato em algum supermercado ou loja de suplementos especializada. Porque o grande problema também é que estas pessoas recebem treinamentos e repetem como papagaio sem conhecer em profundidade daquilo que estão falando, por isso não se deixe iludir por falsas promessas, consulte um profissional de verdade (nutricionista) para cuidar de sua dieta. Fique de olho!