Existem dois tipos de ginecomastia

Bom dia André! Primeiramente, meus parabéns pela ótima coluna! Leio e compartilho diariamente, é extremamente útil. Queria sua ajuda com um assunto: existe alguma programação de exercícios, mais alimentação e suplementação que ajude a reduzir ou até mesmo extinguir a ginecomastia? Muito obrigado. Guilherme V. G.

Guilherme, obrigado por compartilhar sua dúvida, que com certeza também é a dúvida de muitos meninos, rapazes e homens de idade adulta. A ginecomastia é quando a glândula mamária masculina cresce, e os mamilos ficam mais inchados às vezes gerando um aspecto de “tetinhas caídas”, o que geralmente é muito desagradável. É causada pelo desequilibro entre os hormônios masculinos X femininos no corpo.

Tanto homens quanto mulheres produzem ambos os hormônios, mas é lógico, as mulheres produzem muito pouco hormônio masculino e os homens pouco feminino. Quando ocorre um desiquilíbrio neste processo, no caso dos homens, ocorre a ginecomastia. Na adolescência é extremamente normal, pois costuma aparecer em meninos de 13 ou 14 anos como consequência das alterações hormonais da puberdade. Nesses casos, as mamas crescem por períodos de seis meses ou menos, para depois retornar ao tamanho normal. Em cerca de 5% das vezes, entretanto, a hipertrofia persiste até a vida adulta. Com a chegada da velhice, ela aparece em cerca de 33% dos homens.

É imprescindível consultar um médico, porque a ginecomastia pode ser de 2 tipos: A ginecomastia verdadeira, que é quando realmente existe o aumento da glândula; e a pseudoginecomastia, que é o aumento do depósito de gordura abaixo do mamilo dando um aspecto parecido, porém nessa condição não existe o aumento das glândulas.

Mas é interessante observar também que os indivíduos obesos são mais afetados também pela ginecomastia verdadeira, pois o tecido gorduroso produz enzimas, que convertem testosterona em estrógenos. Então é bem comum também obesos possuírem os dois tipos juntos.

Agora, falando especificamente de seu caso, caro Guilherme, reitero que consulte um médico, pois se for a ginecomastia verdadeira com aumento da glândula não existe treinamento específico, tampouco suplemento ou dieta que tenha o poder de extirpá-la, o que o médico resolve na cirurgia, processo considerado simples e que não requer internação.

Existem alternativas medicamentosas bloqueadoras de hormônios femininos que podem ajudar a reduzir um pouco, porém esses medicamentos são muito prejudiciais ao fígado caso sejam tomados continuamente.

Entretanto, se o médico constatar que é apenas um depósito de gordura, o que você deve fazer é agir de forma a perder gordura corporal geral, da mesma forma que uma pessoa que quer emagrecer e definir. Fazer musculação também ajuda, porque existem casos que a musculatura perde sustentação e ao ficar mais rígida e tonificada ela preenche dando formato e melhorando a aparência geral. Para isso consulte um bom nutricionista, e entre numa academia com bons profissionais, que garanto que seu problema será resolvido.

Grande abraço!

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna