Entenda a relação da insônia com a falta de exercícios

Olá amigos, todos os dias começo dando um “bom-dia”. Mas para termos um bom dia, antes de tudo temos que ter tido uma boa noite de sono, pois não dormir bem influencia muito no humor e na produtividade. Imagine então conviver com isso freqüentemente.

Pois é, estamos falando da insônia, que segundo a Sociedade Brasileira do Sono (SBS) atinge cerca de 43% dos Brasileiros. Mas o que muitos não sabem é que a insônia não é uma doença, mas sim um sintoma. Ter dificuldades constantes para dormir não é normal. Significa que existe algum desequilíbrio no corpo.

As causas da insônia podem ser várias, desde o uso de muito café e estimulantes a problemas emocionais. Mas ela também aparece em pessoas que não fazem uso de nenhum medicamento ou bebida estimulante e que tem uma condição psicológica e emocional estável e equilibrada.

Bem, existe uma relação bem direta entre o sedentarismo e a insônia. A falta de atividade física até aparece como uma das possíveis causas da insônia, mas não é dada a devida atenção a essa questão em particular e as pessoas já começam a abusar dos remédios para dormir, o que comprovadamente gera diversos males para o organismo. Novamente digo que não sou contra remédios e tratamentos, porém se existe algo a ser feito pelo modo saudável, então ele deve ter prioridade antes, ou no mínimo em paralelo aos medicamentos.

A primeira pergunta que faço quando as pessoas se queixam de insônia é: ““Mas você faz atividade física regularmente?”. Na grande maioria das vezes a resposta é não. Os dados não mentem: 43% da população tem problemas para dormir e mais de 50% da população é obesa e sedentária, mostrando que essa relação é muito direta. Fica fácil entender o porquê disso. O corpo humano foi programado para o movimento. Nossos avós e antepassados realizavam muita atividade física nos trabalhos do dia a dia. Foi assim por centenas e centenas de anos.

Nos últimos tempos a coisa mudou muito, a modernidade chegou mas nosso organismo sente muita falta da atividade física. Para o corpo não importa se você trabalhou um monte, fechou planilhas, apresentou projetos, etc. Pois tudo isso é muito mental e pouco físico. O corpo sente falta de como sempre foi antigamente, levantar coisas pesadas, passar o dia inteiro suando nos afazeres do campo, etc.

E se a falta de atividade física pode ser uma das principais causas da insônia, praticar atividade física é com certeza o melhor remédio para ela, pois todos sabem que após a atividade física o corpo libera uma substância chamada endorfina, que quer dizer Endogenous Morphine, ou seja, Morfina Endógena (que o próprio corpo produz).

A endorfina produz aquela sensação gostosa de contentamento e relaxamento, dando a sensação que você cumpriu a obrigação consigo mesmo e facilitando muito ter uma boa noite de sono. Mais um motivo para não ser sedentário. Pense nisso!