Caro leitor, hoje o papo é simples e direto. Recebo muitos emails perguntando se determinados procedimentos estéticos ajudam a emagrecer, por exemplo aquela clínica de estética que fornece aquele equipamento que “quebra a molécula de gordura” ou aquela “massagem removedora de barriga e ativadora do metabolismo”, e tantos outros procedimentos que existem que prometem a mesma coisa.
A resposta é a seguinte: Esses procedimentos não funcionam, ou funcionam muito menos do que fazer exercícios e melhorar a alimentação. Quando são realizados junto com exercícios e alimentação, alguns dizem que até ajuda um pouco, mas a maioria dos ativos e conscientes não utilizam esses recursos, isso posso falar porque trabalho com atletas, modelos e todos que querem ou precisam ser esbeltos ha mais de 15 anos.
E a drenagem linfática? Sim, a drenagem é uma beleza e ajuda a remover os líquidos, mas sabe qual a melhor drenagem que existe? Fazer exercícios. Usar os músculos das panturrilhas geram um melhor retorno linfático e venoso, fazendo com que não se acumulem líquidos e nem apareçam varizes. Mas como a maioria das mulheres não utiliza esse músculo por causa do sapato alto, e pelo fato de não fazer exercícios e ficar muito tempo sentadas, então o que acontece é realmente que o sistema circulatório e linfático fiquem comprometidos. Então a massagem ajuda, principalmente aqueles que por algum motivo não conseguem ser tão ativos fisicamente, mas se você é saudável e quer emagrecer, antes de pensar em qualquer tipo de coisa, seja de massagem, ou de procedimentos, antes você precisa deixar de ser sedentário.
Em relação a esses equipamentos que “quebram a gordura”, eu sou totalmente cético e desafio aqui algum profissional a vir me apresentar estudos que comprovem a eficácia desse método em relação a fazer exercícios e dieta. A maioria desses recursos e equipamentos servem para reabilitação de pessoas em convalescença e pós-cirúrgico, como a própria corrente russa (eletroestimulação), ou como é conhecida popularmente “máquina de choquinhos pra emagrecer”. Ela é ótima para ser usada na fisioterapia, para estimular os músculos de quem não pode se mexer muito, e também foi utilizada até no espaço porque lá o peso não existe e sem a gravidade os músculos atrofiam. Mas não tem muito efeito na queima de gordura, nem no fortalecimento muscular de pessoas normais que poderiam estar se movimentando e além disso gastando calorias. Essa é a questão, esses procedimentos não geram gasto e queima calórica como os exercícios.
Nosso corpo funciona como uma máquina, e é muito importante que você entenda isso. A cada final de dia seu corpo vai fechar a “contabilidade” diária do quantas calorias você comeu e quantas você gastou. Se está sobrando o corpo vai armazenando na forma de gordura. Se está gastando mais do que come o corpo começa a usar a gordura como fonte de energia e você emagrece.
O grande segredo é inverter essa balança, fazer ela pesar e inclinar pro lado do gasto, ou seja, dar um jeito de gastar mais calorias do que se come. Suplementos e tratamentos existem para ajudar quem já leva bem a sério sua reeducação alimentar, e já faz exercícios regularmente, caso contrário seria muito fácil emagrecer e qualquer um pagando bem conseguiria, e sabemos que não é assim, porque a obesidade atinge tanto ricos quanto pobres. Basta vermos a batalha do jogador Ronaldo para emagrecer, mesmo tendo tanto dinheiro e todo um passado como atleta.
Antes de gastar dinheiro com outras coisas, faça o certo, procure um nutricionista e entre numa academia. Depois poderá pensar em outras coisas, caso realmente seja necessário.