Bom-dia amigo leitor. Não há nada mais desconfortável do que acordar com dor nas costas. Estudos revelam que 80% dos adultos sofrem dessas dores em algum período de suas vidas. Tem gente que se acostuma, mas não pode ser assim. Ainda mais sabendo que esses mesmos estudos revelam que, em mais de 90% das vezes, as dores podem ser curadas sem cirurgia, através do trabalho de fortalecimento e alongamento, quando bem orientado por um profissional.
Mas antes de tudo conhecer a causa da dor é fundamental, para tratar a raiz do problema. Ficar somente tomando remédios e anti-inflamatórios pode tirar a dor momentaneamente, mas mascara o problema de verdade, principalmente se as dores começam a lhe visitar com mais frequência.
Na maioria das vezes, as dores nas costas começam por causa de posturas erradas ou excesso de esforço físico. Porém, se a pessoa permanece continuamente com essa postura errada ou exagera nos esforços físicos essa dor pode ir se tornando uma lesão mais séria, como uma hérnia de disco, algo muito dolorido, que se não for tratada adequadamente pode complicar bastante a vida da pessoa, impedindo que ela faça qualquer movimento que exija um pouco mais de esforço, como até mesmo pegar um bebê no colo.
Frequentemente praticamos essas posturas e movimentos errados e nem nos damos conta, como por exemplo carregar a mala ou mochila sempre do mesmo lado, sentar de forma incorreta em frente ao computador ou digitar com o teclado na altura errada.
Ou seja, são coisas imperceptíveis mas que com o tempo e a repetição começam a gerar pequenas dores, que já são uma forma que o corpo encontra para lhe avisar que alguma coisa está errada. Por isso é necessário parar um tempo para escutar o corpo, prestar atenção no que ele fala.
Quando se trata de saúde, dificilmente aparece do nada algum mal súbito e fatal. Na maioria das vezes os problemas começam aos poucos, um incômodo, uma dor que aparece de vez em quando, depois se torna constante e logo faz parte da pessoa.
Estar acima do peso também é um fator que contribui e muito para as dores nas costas, além do sedentarismo. Como já falamos, esses problemas poderiam ser resolvidos se a pessoa praticasse exercícios físicos regularmente, mas infelizmente a maioria acaba sempre recorrendo somente aos remédios, que podem ser muito importantes no processo de recuperação da lesão, mas tratam os efeitos e não as causas.
Tratar as causas é a única forma de realmente sarar. Consultar um bom médico, tirar umas radiografias e se inteirar da situação é o primeiro passo. Depois é ver que tipo de exercício físico está liberado para fazer, e por fim procurar uma boa academia ou orientação de um profissional de educação física para lhe ajudar nos exercícios e alongamentos.