Bom dia amigo leitor, você já sofreu de dor nas costas? É provável que sim, pois estudos revelam que 80% dos adultos sofrem dessas dores em algum período de suas vidas. Na verdade, a dor nas costas é o segundo motivo que mais leva as pessoas ao médico, perdendo apenas para gripes e resfriados. Se você está passando por isso nesse momento de sua vida, saiba que não está sozinho.
Mas existe uma grande questão nisso tudo, pois a dor é a mesma para todo esse pessoal, mas as causas da dor não são as mesmas. E conhecer a causa da dor é fundamental para você tratar a raiz do problema, pois ficar somente tomando remédios e anti-inflamatórios tira a dor momentaneamente, mas pode mascarar qual é realmente o problema de verdade, principalmente se as dores começam a lhe visitar com mais frequência.
Na maioria das vezes as dores nas costas começam por causa de posturas erradas ou excesso de esforço físico, porém se a pessoa continua com essa postura ou movimentos errados, ou exagera nos esforços físicos, o que pode acontecer é que essa dor vai se tornando uma lesão mais séria, como uma hérnia de disco, que é algo muito dolorido e desagradável, onde se não for tratada adequadamente pode complicar para sempre a vida da pessoa, impedindo que ela faça qualquer movimento que exija um pouco mais de esforço, como até mesmo pegar um bebê no colo.
Frequentemente praticamos essas posturas e movimentos errados e nem nos damos conta disso, como por exemplo carregar a mala, bolsa ou mochila sempre do mesmo lado, sentar de forma incorreta em frente ao computador ou ainda digitar com o teclado na altura errada, ou seja, são coisas imperceptíveis mas com o tempo e a repetição podem gerar pequenas dores, que já são uma forma que o corpo encontra para lhe avisar que alguma coisa está errada. Por isso é necessário parar um tempo para escutar o corpo, prestar atenção no que ele fala. Quando se trata de saúde, dificilmente aparece do nada algum mal súbito e fatal, na maioria das vezes os problemas começam aos poucos, um incomodo, uma dor que aparece de vez em quando e depois se torna constante e logo faz parte da pessoa.
Estar acima do peso também é um fator que contribui e muito para as dores nas costas, e principalmente o sedentarismo. Estudos mostram que 90% dos problemas de dores nas costas poderiam ser resolvidos se a pessoa praticasse alongamentos e exercícios físicos regularmente, mas infelizmente a maioria das pessoas acaba sempre recorrendo somente aos remédios, que são muito importantes no processo de recuperação da lesão, mas tratam os efeitos e não as causas.
Tratar as causas é a única forma de realmente sarar, e para isso deve-se conhecer essa causa, pergunte para si mesmo “o que está me causando essa dor?”, tenho certeza que logo saberá a resposta, e sabendo o que te faz mal trate logo de tomar alguma atitude ou procurar algum profissional para lhe ajudar,
Amanhã tem mais.