Olá André, motivado pela sua coluna, estou pensando em entrar numa academia, porém fui pesquisar e vi que a variação de preço é absurda. Gostaria de saber por que isso acontece. Grande abraço, Juarez.
Sim amigo Juarez, existe uma grande diferença entre as academias, mas de uma forma geral todas cumprem com seu papel inicial e fundamental, que seria introduzir alguma atividade física no cotidiano de seus clientes.
Porém as semelhanças param por aí, e o que faz um academia “melhor” ou “pior”, (ou mais cara e mais barata) é a quantidade e qualidade dos equipamentos, espaço físico (vestiários, banheiros, espaço kids etc).
As mensalidades variam de R$ 80 a R$ 400 reais mensais, ou até mais, caso a academia conte com todos os diferenciais e modalidades, lutas, e principalmente natação, que por causa do alto custo das piscinas aquecidas, acaba encarecendo bastante a mensalidade.
Ao ingressar em qualquer academia fique atento, pois existem horários promocionais que são mais baratos. Os horários de pico, que são de manhã cedo, almoço e do final da tarde até a noite, além de serem mais caros, a qualidade de treino fica prejudicada, pois a academia superlota, tendo muitas pessoas disputando os mesmos equipamentos e nem todo mundo tem a louvável boa vontade de revezar.
A superlotação nesses horários atinge também outros setores da academia. Nas esteiras e aulas de spinning, por exemplo. É normal as academias terem que distribuir senhas por ordem de chegada, porque contam com um número limitado de bicicletas e esteiras, ou porque matriculam mais gente do que a academia pode comportar. Nesse caso, treinar numa academia dessas pode ser uma experiência até meio traumática, principalmente quando falta circulação de ar ou a academia não possui ventiladores nem bebedores que dêem conta do recado (a água sai quente).
Já que estamos falando de infraestrutura, dê uma olhada também no vestiário. Veja se cheira bem e, principalmente, se é limpo frequentemente. Nas melhores academias, os funcionários sempre estão entrando e saindo dos banheiros para que tudo fique limpo.
Veja também como é o espaço para se trocar, os chuveiros, caso você tenha que tomar banho e também os armários, pois hoje em dia é comum ir direto do trabalho pra academia e ter que andar com uma bolsa enorme com as roupas e acessórios de treino, suplementos etc.
Prestar atenção na limpeza dos equipamentos também é importante, pois não existe nada mais desagradável que sujar de graxa o tênis ou aquela calça de academia novinha que foi comprada recentemente.
Estas foram apenas mais algumas dicas pra você começar a ficar por dentro do mundo das academias e também estar consciente que escolher uma boa opção requer analisar várias coisas, além do preço da mensalidade. A dica é que ao gostar de uma academia, converse com o gerente para fazer um plano anual. Fica bem mais barato e além disso com a academia paga você se compromete a continuar indo, para não desperdiçar dinheiro.