Dicas do que comer antes e depois de treinar

Olá André. Adoro sua coluna pela forma simples que você escreve. Vários textos parece que foram feitos exatamente para mim, porque estou tentando mudar de estilo de vida. Sou muito magra e quero ganhar massa muscular, mas ainda tenho muitas dúvidas em relação a alimentação. Fico muito tempo sem comer porque fico o dia inteiro fora de casa, e acho que isso também me prejudica. Queria uma opinião sua, se possível. Obrigada, Lúcia.

Olá, Lúcia. Ficar muito tempo sem comer realmente é um grande problema para quem deseja ganhar mais massa muscular. Já falamos nesta coluna que o ideal é que uma pessoa normal se alimente de 3 em 3 horas, e para quem faz uma atividade física como a musculação, isso se torna ainda muito mais importante, pois todo o metabolismo fica mais ativo e gasta mais energia para viver, além de precisar de mais energia também para se recuperar do desgaste dos dias anteriores.

Da mesma forma de nada adianta se preocupar em comer bem antes e após os treinos, mas estar com a quantidade calórica desequilibrada durante o resto do dia e também nos finais de semana. Ganhar massa muscular às vezes é mais difícil que emagrecer, porque toda uma semana treino pode ser jogada fora com um final de semana de má alimentação. Vou lhe passar umas dicas, mas procure um nutricionista que vai calcular tudo direitinho, com inúmeras opções inclusive. Vamos lá:

Quando for treinar, aproximadamente 1h30 antes de começar o treino, faça uma refeição saudável, que pode ser: iogurte com granola ou banana amassada com aveia. Pode ser também um sanduíche natural de pão integral com suco de laranja.

Caso você esteja na correria, você pode recorrer aos gels de carboidratos vendidos nas lojas de suplementos ou tomar Maltodextrina, que é um suplemento feito a base de amido de milho ou arroz que parece um suco e serve para fornecer energia para a atividade física.

Depois do treino, você precisa recuperar a energia perdida, mas não é só isso. O treino exige muito trabalho muscular e com isso você irá precisar de uma refeição mais proteíca no seu pós-treino. Algumas sugestões: arroz integral, frango e legumes; batata-doce assada com ovos cozidos ou omelete (se quiser diminuir calorias e gorduras do omelete faça com 3 claras para cada gema); macarrão integral com atum.

E novamente caso você não consiga voltar pra casa, você pode recorrer a ajuda da Whey Protein. Já falamos bastante sobre ela aqui e você encontra tudo no portal www.parana-online.com.br. Não se esqueça também de tomar muita água porque sem ela não existe crescimento muscular, além de todo o organismo funcionar muito melhor. Informação é poder, ponha essas dicas em prática e me escreva relatando as diferenças.