Bom dia amigo leitor. É comum termos a percepção de que o mundo moderno de hoje é mais desgastante que o mundo de antigamente, de nossos avós. Essa sensação se dá por conta do estresse psicológico, da sobrecarga de afazeres e da ansiedade dos tempos atuais.
Porém, a verdade é que a expectativa de vida tem aumentado muito nos últimos tempos. Segundo dados recentes do IBGE, atualmente a expectativa de vida média do brasileiro é de cerca de 74 anos. Nos anos 2000 era de 64 anos, e em 1910 era de apenas 33 anos. Esse aumento drástico se deve principalmente aos avanços da ciência e da medicina, entre outros fatores. Várias doenças e males que antes não eram conhecidos ou não havia recursos para tratamento, hoje são tratados e curados com técnicas e medicamentos que são utilizados em larga escala para salvar as vidas.
Também os conhecimentos sobre alimentação saudável e sobre a atividade física, prevenindo e curando os males como o colesterol, a pressão alta e a diabete, prolongando a vida com qualidade de pessoas que antes sem essas informações seriam vítimas de infartos, ou teriam as vidas abreviadas por conta de algum AVC ou alguma complicação do diabetes.
Não podemos esquecer também dos tratamentos dentários. No Egito antigo, por exemplo já houve faraós que sucumbiram e até morreram de complicações decorrentes de problemas dentários devido às infecções. Atualmente qualquer problema infeccioso de dente e de dor aguda pode ser facilmente resolvido com uma visita ao dentista, isso sem falar nas próteses e implantes, que permitem que os idosos se alimentem e mastiguem os alimentos, podendo se manter saudáveis por maior tempo de vida.
Também as avançadas técnicas de fisioterapia, que através de muito estudo e empenho, desenvolveram métodos de trabalho que conseguem restabelecer os movimentos de pessoas totalmente tortas e imóveis, com muita técnica e paciência, possibilitando que pessoas idosas que antes estavam entrevadas numa cama voltem a andar e que avós que antes andavam de bengala agora possam pegar seus netos no colo.
Isso tem feito a população de idosos não somente aumentar, mas também estar socialmente mais ativa até idade avançada, e com isso todo um comércio hoje, bem como uma variedade de serviços, se abriram e estão voltados ao idoso. Basta visitarmos uma academia nos primeiros horários pela manhã para observar a quantidade de pessoas com mais de 65 anos que está realizando exercícios físicos, alguns de uma forma bem vigorosa.
Outros preferem caminhar no parque e fazer uma atividade ao ao ar livre, como os alongamentos ou as famosas “ginásticas da terceira idade”. O importante é não ser sedentário, porque o exercício rejuvenesce, pois cada vez que você usa seu corpo numa atividade física você mostra que ainda está na ativa, e a resultante disso é que seu metabolismo responde positivamente em vários aspectos, e isso já está bem comprovado.
Amanhã falaremos mais sobre o tema, lhe aguardo!