Com certeza o amigo leitor conhece alguém que é hipertenso. Pode ser que você mesmo esteja enfrentando esse problema. Segundo estatísticas de 2013 da OMS (Organização Mundial da Saúde), a hipertensão afeta uma a cada três pessoas. E isso faz com que esse tema seja tratado com prioridade e seriedade aqui nessa coluna.
Antes de falarmos de como combater a hipertensão, temos que observar como detectar a hipertensão, entender os seus sintomas. Tem muita gente que sofre com pressão alta e não sabe, até a hora em que algo de pior acontece. Os principais sintomas são: dores que se repetem na cabeça, peito, nuca, tonturas, zumbido no ouvido, visão embaçada, sangramento nasal. E se você esta acima do peso, mais alerta ainda, pois 50% das pessoas nessa condição são hipertensas.
Faça uma medição para verificar. Se der qualquer coisa acima de 14/9, saiba que você está entrando nos primeiros estágios da hipertensão. Ok, nada tão grave, pois 14/9 é somente um pouco acima do recomendado, que é de 12/8. Mas infelizmente a tendência da pressão é ir aumentando mais e mais. Principalmente se você se encaixa em algum dos fatores de risco, que são: fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, grande consumo de sal, níveis altos de colesterol, falta de atividade física, diabetes e sono inadequado.
Pelo menos nessas questäes de saúde só existem duas maneiras de aprender: ou é pelo amor ou é pela dor. O corpo não perdoa e se você não cuidar dele não adianta apelar pra Deus, e depois culpá-lo, porque a reza não fez a doença sumir.
Então, aprender por amor significa aos poucos ir mudando nossos hábitos de forma indolor, evitando certas coisas, incluindo outras, mas nada que deixe a vida limitada ou sem graça. A vida fica muito mais colorida, pois nessa caminhada pra controlar a pressão nos primeiros estágios a pessoa sempre acaba emagrecendo, ficando mais bonita e disposta, porque o melhor remédio pra pressão alta é manter-se saudável.
O primeiro passo é melhorar sua qualidade de vida, já lhe passamos um roteiro completo para fazer isso. Chama-se os 10 mandamentos da qualidade de vida. Você pode encontrar no meu blog no Paraná Online. Se você seguir o que está lá eu garanto que controla sua pressão sem remédios. Amanhã continuaremos falando de hipertensão, mas para aqueles que já estão num estágio um pouco mais avançado e tomando remédios, de que forma podem reduzir ou até mesmo abandonar os remédios somente cuidando dos hábitos e da qualidade de vida.
Não perca. Grande abraço.
André Pajé