Como escolher uma boa academia? (1)

Olá meu amigo leitor, temos falado bastante aqui sobre a importância dos exercícios físicos e do combate ao sedentarismo. Hoje falaremos mais especificamente sobre as academias de ginástica, ou seja, o que você leitor deve esperar de uma boa academia, e como ter um referencial básico na hora de escolher entre as centenas de academias de Curitiba.

Primeiramente devo falar que o nível das academias em geral aqui da Capital tem melhorado bastante, graças ao trabalho do Conselho Regional de Educação Física (CREF),  que vem fazendo todo um trabalho para adequação e regularização de todas as academias e profissionais da região, de forma a todas oferecerem um mínimo de eficiência e segurança, tanto a nível de infra estrutura quanto de serviços prestados.

Mas isso não impede que exista uma grande diferença entre as academias, mas de uma forma geral todas cumprem com seu papel inicial e fundamental que seria introduzir alguma atividade física no cotidiano de seus clientes. O que muda é  a quantidade e qualidade dos equipamentos, espaço físico, vestiários, estacionamento, cantina, lavanderia e até mesmo espaço infantil com babá é oferecido pelas academias,  para que as mães possam treinar tranquilas enquanto seus filhos são bem cuidados e entretidos.

Tudo isso depende, é lógico, do quanto você está disposto a investir, pois as mensalidades variam de R$ 60 a R$ 400 reais mensais, ou até mesmo um pouco mais que isso, caso a academia conte com todos os diferenciais, lutas, e principalmente natação, que por causa do alto custo das piscinas aquecidas acaba encarecendo bastante a mensalidade.

Pois bem, o leitor resolveu sair para conhecer algumas academias. Ao chegar lá, deve ser bem recepcionado, e provavelmente vão lhe mostrar os planos da academia. Fique atento, pois existem horários promocionais que são mais baratos. Os horários de pico, que são de manhã cedo e no final da tarde até a noite, além de serem mais caros, a qualidade de treino fica prejudicada, porque tem muitas pessoas disputando os mesmos equipamentos e nem todo mundo tem a louvável boa vontade de revezar. Geralmente as academias que cobram mensalidades mais baratas mas não se preocupam com essa superlotação, e se esse é seu horário disponível para treino, sugiro você conhecer a academia nos horários de pico, principalmente numa segunda ou quarta feira para poder avaliar isso.

Depois de escolhida sua atividade, vão solicitar para você um laudo médico dizendo que você está liberado para fazer exercícios. As vezes a própria academia já possui convênio com o médico  para facilitar isso. Depois de liberado pelo médico, você vai passar por uma avaliação física, que é feita por um professor da academia, e que também é muito importante e algumas academias não dão a devida atenção a isso. Amanhã continuo falando disso, não perca!

Grande Abraço.