Como escolher a academia (3)

Saudações, amigos. Seguimos novamente falando sobre as academias, ou melhor, como escolher uma boa academia. Chegamos à terceira e última das colunas que achei importante dedicar exclusivamente a este tema.

Quando uma pessoa ingressa numa academia, o certo é que seja solicitado um exame ou laudo médico, atestando que o novo cliente está apto a fazer exercícios físicos sem problemas. Eu respeito isso, mas a atividade física que a academia promove é muito menos agressiva que jogar uma partida de futebol, e ninguém precisa de atestado para bater sua bolinha. E já enfartaram muito mais pessoas jogando futebol, do que fazendo exercícios numa academia.

É fácil entender o porquê isso acontece, por exemplo: um indivíduo que era ativo quando jovem, e acaba engordando e sendo absolutamente sedentário. Aí, lá pelos seus 38 anos, depois de muita carne e cerveja numa confraternização, ele resolve jogar bola, e ainda quer dar os mesmos arranques e fazer as mesmas jogadas de quando estava na faculdade. Bem, o resto acho que você pode imaginar: o motor pifa mesmo. O que dificilmente acontece numa academia de ginástica, pois existe orientação para nunca ultrapassar os limites.

Mas sabendo que existem os que se excedem, e pra se isentar de possíveis problemas legais, muitas academias são realmente rigorosas em relação à necessidade do atestado médico, mas provavelmente vão facilitar esse processo, tendo à disposição um médico que atende na própria academia, e até diluindo a taxa da consulta nas mensalidades. Fazem isso porque não querem perder os clientes por causa dessa exigência legal.

Ok, tendo em mãos o atestado, a próxima etapa é agendar sua avaliação física. Desconfie das academias que dizem que você pode começar a treinar sem fazer uma avaliação física. Com certeza essas são as mesmas que também não exigem o atestado médico. Essas academias, na verdade, somente fazem locação dos equipamentos, ou seja, você paga para usar, mas não pode esperar nenhum tipo de orientação ou acompanhamento mais individualizado. Passam séries iguais para todo mundo, as chamadas “receitas de bolo”, e deixam o cliente livre para fazer o que bem entender, e isso, lógico, muitas vezes acarreta problemas.

É na avaliação física que o professor vai ver o seu peso, sua altura, sua composição corporal, ou melhor, o quanto exatamente você possui de massa muscular e de gordura no corpo.  Além disso, também detecta encurtamentos e problemas posturais. Com todas essas informações, será elaborado um treino específico para você, respeitando o seus limites, e a cada tempo fará nova avaliação, para ver se melhorou e o que precisa ser mudado ou acrescentado.

Espero que estas informações sejam úteis pra você. Escreva-me e veja a resposta da sua dúvida publicada aqui.

Grande Abraço!

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna