Como consolidar os ganhos?

Olá André. Tenho uma dúvida: faço academia há algum tempo e fiz uma dieta para secar (emagrecer). Consegui emagrecer um pouco e voltei pra dieta hipercalórica de novo. Quando fiz a dieta de definição, perdi 2 cm de braço, e agora passou 4 semanas ganhei estes quilos novamente. Porém ganhei gordura também. Queria ficar um tempo mantendo a definição, mas não aguentei pois estava me sentindo muito pequeno. Só que quando volta o volume, a gordura volta também. Por que isso? Allan.

Caro Allan. Isso acontece porque você não consolidou seus resultados, ou seja, não deu tempo para que eles pudessem “ficar” em você de verdade. O que aconteceu com você foi o mesmo “efeito sanfona” que acontece com os gordinhos que se matam em dieta e depois ganham tudo novamente.

Para explicar isso, é interessante apresentar uma teoria criada para esse fim, que recebeu o nome de Lei da Consolidação. Ela vale para o ganho de massa e também para a perda de gordura. A lei diz o seguinte:

Se você levou 1t (1 tempo, que pode ser 3 meses, 6 meses, enfim), se você levou 1t para ganhar músculo ou perder gordura, precisará do tempo que levou + 1,5t cuidando direitinho e mantendo tudo da mesma forma para consolidar o resultado, seja ele manter o percentual de gordura baixo e manter os ganhos em massa muscular da mesma forma.

Exemplificando, se você levou 2 meses para atingir tal resultado, precisará de + 3 meses para consolidar, o que dá 5 meses no total. Logicamente quanto mais tempo você conseguir consolidar, maior será o percentual de consolidação agregada a seu estado original.

Esta é a única forma de escapar do efeito “sanfona”, ou também do conhecido efeito “Iô Iô”, que traz rapidamente todo o peso que tinha sido perdido e muitas vezes até mais que antes.

Isso ocorre porque o corpo quer recuperar a gordura perdida e depois quando ele identifica a pessoa comendo mais, aumenta sua capacidade de reter gordura nos adipócitos (células de gordura), como sistema de defesa e prevenção para uma nova onda de fome (a hora que você resolver fazer dieta de novo). Por isso, cada vez fica mais difícil.

E porque a massa muscular vai embora?

A perda de massa muscular não consolidada ocorre, primeiro porque o corpo não vai carregar um braço gigante se o indivíduo não usa muito e não exige desse braço. Tampouco se o cara não come proteínas suficientes e sobrando para isso, além de reforçar todos os outros nutrientes benéficos, é claro. Enfim, quando o corpo detecta que o indivíduo não está usando tanto a musculatura e também detecta que está comendo menos nutrientes, ele se livra do peso extra em músculos, porque os músculos gastam muita energia.

Agora você já sabe porque essas coisas acontecem, trace um objetivo a médio longo prazo e fique firme e sem muitas oscilações para poder consolidar seu resultado e somente depois poder avançar. Grande Abraço!