Saudações amigos. Emagrecimento ainda é o assunto que mais aparece nos emails que recebo dos leitores,  apesar da coluna ser sobre saúde, qualidade de vida e esportes. Isso me aponta a gravidade e a amplitude do problema, e mostra que, toda vez que acho que já falei muito sobre isso, ainda há mais para ser falado. Também se confirma quando olho as estatísticas, pois mais da metade dos brasileiros se encontra com sobrepeso, segundo os dados recentes do IBGE.

continua após a publicidade

Isso também significa que boa parte de meus leitores estão enfrentando esse problema, nesse exato momento, alguns mais conscientes disso, e outros nem tanto. Digo isso porque a percepção e a relação que cada um tem consigo mesmo, e com seu próprio corpo, muda  bastante de pessoa para pessoa. Um exemplo disso é vermos pessoas magras, sem barriga,mas que se acham barrigudas, e pessoas barrigudas, mas  que não estão nem aí para isso. Só que o problema não é somente estético, é caso de saúde mesmo, pois o sobrepeso desencadeia os vários problemas que tanto temos falado aqui, como hipertensão, diabetes! colesterol alto, etc.

E você? O quão consciente é disso? Será que se acha gordinho, mas não é? Ou será que é gordinho, porém não se enxerga dessa forma? Bem, uma boa forma de eliminar essa subjetividade é realizar o cálculo do IMC.

O Índice de Massa Corporal (IMC), é uma fórmula que indica se um adulto está acima do peso, se está obeso ou abaixo do peso ideal considerado saudável. A fórmula para calcular o Índice de Massa Corporal é: IMC = peso / (altura)2 (ao quadrado), é um método fácil no qual qualquer um pode obter informação se está abaixo do peso, no peso ideal, acima do peso ou obeso.

continua após a publicidade

Antes de tudo, é preciso salientar que o Índice de Massa Corporal é apenas um indicador, e não determina de forma precisa se uma pessoa está acima do peso ou obesa, mas pode lhe dar uma boa noção inicial.  A Organização Mundial de Saúde usa um critério simples: em relação ao IMC em adultos podemos classificar abaixo do peso quem tem o índice abaixo de 18,5, no peso normal entre  18,5 e 25, acima do peso entre 25 e 30 e obeso acima de 30.

A vantagem do sistema da Organização Mundial de Saúde é que ele é simples, com números redondos e fáceis de utilizar. Porém a alguns problemas em usar o IMC em algumas pessoas, principalmente em pessoas musculosas, pois  podem tem um Índice de Massa Corporal alto e não ser gordas. Neste caso, a melhor forma é pedir para seu professor da academia realizar uma avaliação que veja também seu percentual de gordura.

continua após a publicidade

Porém, para a maioria das pessoas normais, calcular o IMC pode indicar se está na hora de começar a se preocupar com isso ou não, pois a nossa própria imagem refletida no espelho pode ser distorcida por nossa mente, mas a matemática não.