A obesidade é muito comum em adultos, porém o que me preocupa muito é observar que as nossas crianças estão cada dia mais obesas. Mas por que? Hoje em dia na maioria das famílias tanto o pai quanto a mãe trabalham fora para juntamente adquirirem a renda necessária para sustentar a casa e para isso os filhos passam mais tempo na escola em período integral. Pois bem, antigamente da maioria das moradias eram casas e não apartamentos e as crianças passavam mais tempo em casa e podiam brincar na terra, correr, pular, brincar de pique esconde, pega-pega, pular corda, jogar bola, andar de bicicleta, skate, etc… Eram tantas as variações de brincadeiras que eu me lembro de chegar no final do dia cansado de tanto brincar.
Dessa forma, o que observo hoje são as crianças ingerindo muitas calorias vazias e gastando muito pouco. Sim, nossas crianças são sedentárias! Educação física uma vez na semana não adianta. Aula de balé uma vez na semana também não é suficiente.
Hoje a rotina das nossas crianças, na sua maioria, é muito diferente. Vivem enfurnadas em apartamentos, assistindo desenho animado, jogando vídeo game, e ao mesmo tempo comendo bolacha recheada e salgadinho, alimentos esses (se é que dá pra chamar de alimento) cheios de gordura, açúcar e conservantes.
Não caia na enganação de achar que dar bolacha recheada vitaminada, suco de soja de caixinha para o seu filho, achando que está dando uma alimentação “normal”. A bolacha, por mais que tenha alguma vitamina o açúcar e a gordura detonam qualquer ajuda da pouca vitamina que esse lixo alimentar contém, da mesma forma no suco de caixinha todo o benefício da soja é esmagado pela enorme quantidade de açúcar e conservantes que possuem. Não precisa proibir esse tipo de alimento, apenas diminua a porção e os dias de consumo. Além disso, estabeleça horários para as refeições (as principais e os lanches), evitando as beliscadas.
Ensine-o a mastigar bem os alimentos e explique a importância dos alimentos que vem da natureza. É importante também limitar o suco ou o refrigerante durante as refeições a no máximo um copo.
Lembra das brincadeiras que você viveu na sua infância? Então, ensine-as ao seu filho. Isso vai estimulá-lo a brincar fora de casa, gastar mais calorias e ao mesmo tempo irá aproximá-lo ainda mais de você, o que é muito importante também, pois fortalece a relação entre a família. Psicólogos afirmam, que muitas crianças compensam a falta de atenção dos pais comendo mais. E atenção não é comprar aquele brinquedo que fica passando na propaganda da televisão, não é comprar um doce ou 6 ovos de chocolate no dia da Páscoa. É estar presente, 100% presente. Ao ensinar uma brincadeira ao seu filho, ao brincar junto com ele você também vai voltar a ser criança e esquecer os problemas do trabalho, do seu dia a dia. Seu filho vai crescer e a oportunidade de brincar com ele terá passado. E pode ter certeza de que ele levará essas experiências para o resto da vida.