Bicicleta, o melhor custo-benefício que existe

“Olá Pajé, não tenho tempo para os exercícios, porém estou pensando em ir trabalhar de bicicleta, o que você acha disso? Acha que valerá como exercícios para mim?” Abraços, Erasmo, Curitiba.

Sim, amigo Erasmo. Aliás, como tem sido muito divulgado e incentivado, é uma forma de unir o útil ao agradável onde todos ganham. As pessoas deixam de ser sedentárias e ficam mais felizes, o trânsito melhora pois diminui a concentração de carros, menos barulho, menos poluição etc.

Minha grande preocupação é com sua segurança, pois o planejamento das cidades não levou em consideração que um dia haveriam tantos carros, muito menos bicicletas transitando entre eles.

E por conta disso, no trânsito os ciclistas não recebem o espaço que deviam ter. Não falo nem em respeito, falo em espaço mesmo do motorista ter na mente que se todos pensarem juntos e se espremerem um pouquinho tudo flui: o ciclista passa, e ele ocupa menos espaço que um carro, contribuindo para o motorista pegar menos trânsito e chegar em casa mais cedo.

Além disso, cidadão que usa a bike como meio de transporte já foi provado que até em distâncias de 15km em vias urbanas ele sempre chega mais rápido que se fosse de carro. E além disso mais saudável e mais feliz. Mas talvez isso não seja uma tarefa tão simples para aqueles que não são familiarizados com a bicicleta.

Individualmente falando, é necessário já ter alguma experiência em “pilotar” uma bike no centro da cidade e nas grandes vias. Por isso é aconselhável ir começando aos poucos nos trechos de trânsito não tão intenso, até pegar experiência para ir se aventurar pelos locais mais movimentados.

Falando agora sobre o ponto de vista do exercício físico, que você perguntou, vale a pena lembrar que para um indivíduo não ser considerado sedentário precisa praticar cerca de 30 minutos de atividade física 3 vezes na semana, independente da modalidade escolhida para isso.

Então para saber se usa a bicicleta como meio de transporte é suficiente para rebater o sedentarismo. É só medir o tempo que se fica ativo em deslocamento, somando a ida e a volta. Se chegar perto dos 30 minutos de atividade e se você fizer isso no mínimo 3x na semanas, a resposta é sim. Usar a bicicleta como meio de transporte além de toda a praticidade e economia, ao mesmo tempo já lhe faz ficar suficientemente ativo e saudável. Isso não é ótimo?

Para aqueles na mesma situação porém não pensam tão logo em trocar o carro pela bike: sair para pedalar num parque com a família no final de semana fará você se sentir muito mais feliz para começar a semana. Garanto que vai ajudar também a queimar algumas calorias a mais.