André, meu filho tem 15 anos e pratica natação e seu médico receitou esse remédio, que depois fui saber que se trata na verdade de um suplemento alimentar, para que ele serve? Procurei no seu blog mas não achei nada sobre ele. Obrigada, Alice.
Olá Alice, realmente faltou falar sobre esse suplemento, mas agora com sua pergunta o assunto se torna mais oportuno. Pois bem, trata-se do suplemento mais prescrito pelos profissionais e utilizado pelos praticantes de atividades físicas, desde os iniciantes até os atletas, de todas as idade, praticantes das mais variadas modalidades, como corrida, natação, ciclismo, musculação, tênis, etc.
A sigla BCAA vem do inglês ‘Branch Chain Amino Acids‘, ou seja, Aminoácidos de Cadeia Ramificada. É composto por 3 aminoácidos, a Leucina, a Isoleucina e a Valina. Dos 20 aminoácidos que o nosso organismo precisa para sua manutenção geral, conseguimos produzir cerca de 8 a 10 deles, sendo os outros provenientes exclusivamente da nossa alimentação, são os chamados aminoácidos essenciais. Viu? Esse é mais um bom motivo para selecionarmos bem aquilos que comemos!
Uma característica importante do BCAA é que estes aminoácidos não são degradados diretamente pelo fígado quando os ingerimos. Isto significa que o BCAA vai diretamente para a corrente sanguínea e se torna rapidamente disponível para os músculos.
Ele age como um cicatrizante muscular, pois a Leucina, um dos 3 aminoácidos do BCAA, é utilizada pelo corpo para sintetizar (‘fabricar‘) proteína, ou seja, massa muscular. Protegem os músculos de lesões por esforco excessivo, através da síntese de proteínas e da redução do catabolismo proteico (reduzindo a perda de massa magra). Além disso, auxiliam também na produção de energia, pois estão relacionados coma produção de glicose.
Estudos sugerem também que a Leucina juntamente com a L-Arginina e com a L-Ornitina potencializam os efeitos do hormônio do crescimento (GH), aumentando, assim os ganhos de massa muscular e a regeneração geral do organismo, por isso é muito normal também alguns médicos utilizarem esse suplemento pra fortalecer a saúde e o organismo das pessoas debilitadas por algum tipo de doença.
Hoje em dia é amplamente prescrito pelos nutricionistas esportivos e por médicos especialistas em Medicina Esportiva, pois juntamente com as vitaminas e minerais, atuam promovendo os anabolismo (crescimento muscular), diminuição da fadiga, recuperação muscular, secreção de insulina, melhorando a performance do indivíduo, diminuindo os riscos de lesões musculares e também aumentando a produção de anticorpos melhorando, assim, a imunidade.
Por isso, se você procura melhorar sua performance, um maior vigor físico, melhorar sua qualidade muscular, ou evitar lesões musculares, pode fazer uso desse suplemento, mas procure um nutricionista para melhor orientá-lo porque de nada adianta o uso de suplementos alimentares se a alimentação não estiver balanceada tanto em calorias quanto em nutrientes.
Abraço.