Olá André. Aprecio muito suas dicas, e tenho uma dúvida em relação a batata doce. Vejo que muitas vezes você fala nela como uma boa opção de alimento. Gostaria de saber o por quê, grande abraço e muito obrigada. Diane C.
Olá Diane. Falo bastante da batata doce por ela ser uma boa fonte de carboidrato complexo e também porque é barata e fácil de preparar. Os carboidratos complexos estão em vários alimentos, especialmente aqueles que são integrais. Eles também são chamados de alimentos com índice glicêmico mais baixo. O índice glicêmico é um fator que agrupa os carboidratos.
Dizemos que um alimento tem índice glicêmico alto porque ele cai na corrente sanguínea em forma de glicose de forma rápida. Quando o alimento possui índice glicêmico baixo, ele é liberado aos poucos.
A batata doce é um desses alimentos com índice glicêmico baixo. Ele entra na corrente sanguínea e é quebrado de maneira lenta. Da mesma forma é liberada em forma de glicose para os pontos que a necessitam. Se comparada à batata inglesa, que tem índice glicêmico mais elevado, uma das mais consumidas, a batata doce é muito mais rica em nutrientes e em benefícios que a sua parente inglesa. Ela virou a queridinha dos atletas e tem ajudado a muitas pessoas a perder peso e ganhar músculos.
Além de ter o índice glicêmico baixo, a batata doce é rica em vitamina A e C, cálcio, fósforo e potássio. Todos esses nutrientes também estão contidos na batata inglesa, porém na batata doce eles estão em maior quantidade.
Para potencializar os ganhos que essa batata provê, associá-la a uma proteína é uma ótima opção. Entre as proteínas que podem ser associadas à batata doce, a carne branca tem alto valor biológico, com menos gordura que a carne vermelha.
Anote aí uma receita anabólica com a batata doce: Hambúrguer de batata doce de peito de frango.
Ingredientes: 50 gramas de batata doce, 100 gramas de peito de frango, uma clara de ovo, óleo ou azeite (opcional), sal a gosto, pimenta a gosto, alho a gosto
Modo de preparo: cozinhe o peito de frango e assim que estiver cozido, desfie-o. Também cozinhe a batata doce. Quando ela estiver macia, retire a casca e pique-a. Coloque todos os ingredientes no liquidificador, junto com os temperos e bata. O aspecto da massa deve ser consistente e homogênea.
Divida a massa em duas partes e coloque na frigideira, uma de cada vez. Na frigideira com um filete de óleo amasse a massa até que ela fique com aspecto de uma carne de hambúrguer. Vire a massa, cuidadosamente, para fritar dos dois lados. Coma ainda quente com pão integral. Rende duas porções. Logo traremos outras receitas e mais opções de alimentação saudável, para você e sua família.