Saudações amigos. Hoje voltamos a falar de saúde. Pois esse é o espaço e a oportunidade para, quem sabe refletirmos juntos sobre algumas questões que são bem importantes.

continua após a publicidade

São aquelas coisas que, no correr do relógio e dos dias não percebemos, ou se percebemos por inação e para se manter na zona de conforto, não fazemos absolutamente nada. Um exemplo disso são os problemas de saúde que vão aparecendo e que fingimos não ver, até que não existe outra alternativa a não ser procurar tratamento.

Ora, como se não soubéssemos que, com melhor qualidade de vida, não chegaríamos nessas urgências e situações médicas que mais causam problemas, como a diabetes, a hipertensão, os problemas do coração, etc.

Todos problemas que poderiam ser evitados, se finalmente tomássemos a atitude correta. Mas mesmo sabendo de tudo isso, não fazemos. E assim, continuamos com todos os hábitos errados e com tudo que é nocivo, até chegar o dia que levamos aquele susto, ao descobrir que temos colesterol alto, ou passamos mal devido a hipertensão ou a diabetes que sequer sonharíamos ter.

continua após a publicidade

Sempre falo neste espaço que esse é o ônus da modernidade, o sedentarismo e as suas guloseimas. Ou como sabiamente falariam os mais antigos, a gula e a preguiça.

Antes, no tempo de nossos avós, todo mundo se mexia muito mais. E também comiam muito menos porcarias. Se alimentavam das coisas saudáveis da horta, do pomar, e do terreiro, onde tinha galinha caipira com sua carne de verdade e seus ovos de verdade.

continua após a publicidade

Por outro lado, nós hoje vivemos em nosso modo moderno de vida, com tudo que tínhamos que fazer e não fazemos. E tudo que fazemos mas que não deveríamos fazer. Lógico que o correto é buscar o equilíbrio entre essas duas coisas. É exatamente dessa atitude de escolher fazer o certo a cada momento é que estamos falando nesse texto.

Puxa, não é fácil recusar aquela pizza. Assim como é extremamente desumano acordar de madrugada no inverno para sair caminhar no parque, para poder fazer exercícios antes de um dia corrido de trabalho, estudo, afazeres domésticos, etc.

Mas a cada momento que você consegue vencer essa gula ou essa preguiça você se torna mais forte. E é só você que pode fazer isso. E a cada passo que você dá em direção a esse equilíbrio, seu corpo e sua mente se tornam mais receptivos a essas mudanças. E você evolui mais rápido. Além de que passa a sofrer menos e a realmente obter prazer em sentir o gosto das frutas e alimentos saudáveis. Da mesma forma que passa a ter mais disposição para fazer tudo com mais energia.

Mas essa é a recompensa que vem somente para aqueles que tem a atitude dentro de si. Espero que você seja um deles. Se você quer uma dica, comece com uma atitude por dia. Acompanhar diariamente essa coluna pode ser a primeira delas. Grande Abraço!