Atenção às fibras

Caro leitor, nosso assunto de hoje será sobre um tema para o qual muitas vezes não damos a devida importância em termos de alimentação balanceada e equilibrada. A grande maioria das pessoas, quando diz entrar numa dieta ou regime, se preocupa com a quantidade de calorias ingeridas, se é melhor diminuir os carboidratos ou aumentar a ingestão de proteínas e por aí vai. Contudo, para mantermos a saúde não podemos esquecer do equilíbrio dos nutrientes. Então, o ideal mesmo é consumir em cada refeição, ou seja, a cada três horas, uma porção dos principais micro e macro nutrientes, sendo eles: proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais, gorduras essenciais e as fibras.

Agora você deve estar se perguntando: mas por que estas fibras são tão importantes? Elas reduzem o risco de se adquirir uma grande variedade de doenças do trato digestivo, como a prisão de ventre, muito comum hoje em dia principalmente entre as mulheres. E se existe algo que realmente incomoda e deixa a pessoa mal humorada é a tal prisão de ventre. Com ela vêm os gases que causam aquela sensação de barriga estufada, dores abdominais e o indivíduo se torna o “enfezado” (aquele cheio de fezes), daí a expressão.

Além disso, as fibras ajudam e muito na diminuição do colesterol e na saúde do intestino, pois não deixam que o corpo acumule gorduras nos vasos sanguíneos, funcionando como “esponjas” de gordura. Auxiliam também na diminuição do açúcar no sangue, ou seja, na redução da glicemia nos indivíduos que possuem diabetes e previne pessoas saudáveis de adquirirem essa doença. E pra você que esta buscando a boa forma e quer secar, perder aquela gordurinha localizada, saiba que as fibras diminuem o apetite por doces e guloseimas, pois tornam a digestão mais lenta, o que automaticamente se reflete numa sensação de saciedade.  

E onde podemos encontrá-las? Nos alimentos de origem vegetal e principalmente nos cereais integrais, como aveia, linhaça, sementes, cascas de frutas, folhas e talos. Já alimentos de origem animal como carne, leite e derivados não possuem fibras. Como estão presentes em alimentos como carboidratos, podem ser ótimas opções para refeições antes de se praticar alguma atividade física. Uma sugestão seria, por exemplo, banana amassada com aveia, que é rica em fibras, ou pão integral com grãos. A granola também pode ser muito usada, mas lembre-se que sempre com o mínimo de açúcar possível. Outra coisa muito importante de se lembrar é de que os cereais perdem até 95% das suas fibras durante o processo de refinação. Por isso, de preferência aos alimentos mais integrais, ok?

Amigos, se colocarem em prática mais essa dica de alimentação, garanto que terão ainda mais disposição no dia a dia, além de um corpo mais saudável e bonito. Amanhã voltaremos com algumas receitas de pratos ricos em fibras.

Grande Abraço.