Saudações amigos, hoje venho falar de um evento esportivo que pode ser comparado como copa do mundo dos fisiculturistas. Mas é muito mais que isso porque abrange diversos esportes. Estou falando do Arnold Classic Brasil 2014.
Pelo segundo ano consecutivo, agora de 25 a 27 de abril, o Rio sediará o maior evento multiesportivo do mundo, idealizado pelo ator, político e ex-fisiculturista Arnold Schwarzenegger.
O evento abrange a maior feira de nutrição esportiva, lutas, performance e de fitness do país, além de apresentar diversas competições com modalidades olímpicas e não olímpicas. Depois da primeira edição em 2013, o evento cresceu e precisou ir para um local maior: o Riocentro.
Com investimento de R$ 8 milhões, o Arnold Classic Brasil estima atrair mais de 70 mil visitantes, reunir cinco mil atletas e gerar cerca de R$ 80 milhões em negócios. É esperado para a feira um público bastante diversificado: lojistas de suplemento alimentar e material esportivo, nutricionistas, médicos do esporte, farmácias, atletas, professores e alunos de Educação Física, empresários do setor e praticantes de atividades físicas.
A feira contará com a participação de mais de 150 expositores. Nos estandes, será possível encontrar suplementos alimentares, equipamentos de musculação e fitness, acessórios de ginástica e de lutas, vestuário, calçados esportivos etc.
Dentro da feira estão previstas mais de 25 competições esportivas, com a participarão de atletas amadores e profissionais de diversos países.
Em paralelo à feira, nos dias 26 e 27 de abril haverá um congresso técnico para os profissionais de educação física, nutrição, MMA, bodybuilders e demais amantes do esporte. Serão palestras com temas específicos, que contarão com módulos como nutrição esportiva e clínica, treinamento de força, preparação física para MMA, corrida de rua, bodybuilding e outros.
Confesso que para mim este evento tem um sabor todo especial, primeiramente porque eu sou um verdadeiro fã do Arnold. As pessoas o conhecem por sua carreira no cinema, mas quem o conheceu como atleta o admira muito mais. Por conta disso, continuo acompanhando sua trajetória na política e destaco o fato que foi o único a tomar iniciativas reais para a diminuição do aquecimento global, conseguindo frear, e até mesmo reduzir, a emissão de CO2 no estado da Califórnia entre outras medidas importantes que infelizmente sofreram lobby das grandes montadoras e não foram aprovadas no restante dos EUA.
O outro motivo é que sou um dos raros árbitros brasileiros a ser convocado para arbitrar o evento, pois somente os de graduação internacional são convocados. Logo, arbitrar um Arnold Classic no Brasil só poderia ser melhor se fosse em Curitiba, mas tenho certeza que não demorará muito tempo para isso acontecer. Esta semana contarei as novidades direto do evento. Fiquem ligados!