Aplicativo paranaense traz inovação na área do fitness

Bom dia amigos. Sei que boa parte do meu público são profissionais e acadêmicos da área da saúde, treinamento desportivo e atletas. Também temos as pessoas que não trabalham na área ou tampouco vivem disso, mas que gostam de aprender sobre esses temas, porque incorporam o treinamento físico em suas rotinas diárias para obter mais saúde e satisfação, ao transcender seus próprios limites. Pois bem, é para todas essas pessoas que hoje apresento uma novidade muito interessante:

Já se imaginou estar treinando e fazer uma consulta imediata aos benefícios de determinado movimento ou aos processos anatômicos de cada um dos músculos do corpo humano? Ou então estar em uma sala de aula das disciplinas de biologia, anatomia, biomecânica e cinesiologia dos curso de educação física, fisioterapia ou medicina e, instantaneamente, ver na prática o que o professor está falando a respeito de determinado músculo e/ou movimento corporal?

Agora, isso é possível graças a um aplicativo desenvolvido aqui no Paraná por professores cascavelenses e que estará disponível para acesso na rede a partir do dia 13 de março, com o lançamento global e a entrada do produto nas lojas de apps para IPhone iPad e Android. Trata-se do Atlas do Exercício, o qual tive oportunidade de acompanhar desde seu projeto até sua concepção, pois foi idealizado por um dos profissionais que ao meu ver mais conseguiram unir a teoria com o conhecimento empírico, o professor Roberto Régis Ribeiro, que além de professor de Educação Física é doutor em Ciências Médicas e presidente da Federação Paranaense de Musculação e Fitness já foi (e ainda é) atleta, tendo ganhos inclusive diversos títulos no Fisiculturismo antes de se aprofundar tanto nos estudos. E agora o atlas é a união de tudo isso.

“Reunimos grandes e vários livros e demos movimento para eles. O professor otimiza seu processo de ensino, o aluno melhora sua compreensão e visualização prática e o técnico e o atleta melhoram seu movimento durante o treinamento e consequentemente sua performance. Tudo com toques na tela, que permitem fazer anotações, tornar páginas favoritas e criar séries de exercícios”, conta o professor Roberto Régis Ribeiro.

O caráter pedagógico do app permite sua utilização tanto em escolas do ensino médio quanto nas universidades, sendo uma ferramenta importante de estudo em diversas áreas. Além disso, elimina a questão física de uma biblioteca.

“O Atlas do Exercício é um livro que pode ser consultado em qualquer lugar, seja no computador, celular, no ipad, no tablet, e ainda permite que se façam projeções em sala de aula. Com as ferramentas que temos hoje em dia, ficamos com a ciência próxima da prática, trabalhando anatomia, biomecânica e cinesiologia com muita informação visual”, lembra Régis.

Até Amanhã.