Bom dia amigos. Atualmente, com o crescimento do MMA (Mixed Martial Arts – Artes Marciais Mistas) cada dia mais pessoas aderem a essa modalidade e as academias de luta atualmente se encontram tão cheias quanto as academias de ginástica. Esse pessoal geralmente não se preocupa muito com a alimentação na fase inicial do treinamento, mas com o passar do tempo já vão sentindo a ‘pegada‘ dos treinos e se obrigam, de uma forma ou de outra, a melhorar a alimentação.
Isso ocorre porque os treinos de MMA são muito intensos e gastam uma grande quantidade de calorias. Caso a pessoa não tenha uma alimentação decente e reforçada, logo vai começar a sentir muita fraqueza, perder peso e ficar muito mais propensa a ter uma lesão.
O primeiro passo é comer mais frequentemente, ou seja, não dar grandes intervalos entre as refeições, e principalmente não pular as refeições, como o café da manhã por exemplo.
Café com pão com manteiga não é café da manhã decente. O pão branco é um punhado de farinha branca assada, que para o corpo é exatamente igual a umas duas colheradas de açúcar. É isso mesmo, e por isso ele engorda mais e não sacia tanto. Troque pelo pão integral. Isso sim é comida de atleta. Troque o café por suco de frutas ou uma vitamina com frutas e Whey Protein.
Para os lanches use as frutas, banana, maçã… misturar essas frutas com iogurte e aveia também é uma ótima opção. Se você não consegue levar comida uma barra de proteína podre ajudar nesses intervalos.
Para o almoço use legumes e folhas verdes a vontade, escolha um carboidratos de boa qualidade (arroz integral, purê de batata, lentilha, grão de bico) e de preferência uma carne branca grelhada (frango, peixe), tempere com azeite de oliva extra virgem e terá um almoço saudável.
Para antes dos treinos, sanduíche natural com pão integral com suco de laranja é um exemplo de uma boa opção, se você sai direto do trabalho e vai direto treinar utilizar a Maltodextrina pode ajudar bastante.
Após o treino pode repetir o café da manhã com a Whey Protein batida com as frutas mas de preferência por água neste momento por causa da absorção ser mais rápida e após o treino isso pode ser mais interessante. No jantar, passar somente a lanche não é saudável nem ajuda nos treinos, o ideal é ser semelhante ao almoço mas em menor volume, você pode utilizar omeletes de claras de ovo (pode utilizar algumas gemas, mas se quiser que o omelete tenha menos calorias com a mesma quantidade de proteínas calorias mais claras do que gemas, o atum também é uma boa opção, e o carboidratos para acompanhar pode ser as opções do almoço ou o pão integral. Isso foi apenas um exemplo de como uma pessoa que treina deve se alimentar, mas consulte um nutricionista para saber isso com exatidão e adaptado ao sua realidade, pois pode ser que esse cardápio seja muito ou até mesmo pouco, dependendo de seu nível de atividade. Neste caso algum suplemento hipercalórico pode ser necessário. Grande Abraço.