Salve galera! Hoje nosso papo será sobre suplementos para emagrecer. Antes de tudo é importante saber que existe uma grande diferença entre os remédios ou formulas para emagrecer, mais conhecidos como “boletas”, e os suplementos alimentares que podem ser comercializados legalmente. Esses suplementos são conhecidos como termogênicos e possuem esse nome porque ajudam o corpo a entrar em processo de termogênese. Mas o que é isso? Vamos lá:
Termo = calor, temperatura.
Gênese = geração, produção.
Significa que esses produtos aumentam um pouco a temperatura corporal e a velocidade do metabolismo, mas de que forma?
Como sempre, a própria natureza já possui vários ingredientes que são considerados termogênicos naturais, entre eles o café, o pó de guaraná, chá mate preto, chá branco, etc. São desses ingredientes que são feitos os termogênicos, que extraem os componentes naturais estimulantes, e eles estimulam o metabolismo para gastar mais energia, promovendo um estado de agitação e alerta constante. Com isso o corpo queima mais calorias e, quando a pessoa cuida da dieta e faz exercícios, essa ajuda extra pode fazer muita diferença e sem causar danos à saúde.
O principal ingrediente estimulante utilizado para causar essa aceleração no metabolismo é a cafeína, que é encontrada na natureza e utilizada há milhares de anos. Milhões de pessoas em todo o mundo são literalmente viciadas em café e não existe relação direta de doenças e mortes a ela, muito pelo contrário. Existem alguns estudos que demonstram que a cafeína, em doses seguras, pode prevenir derrames. As doses consideradas seguras de cafeína podem variar de 400 a 450mg/dia para adultos saudáveis. Para as grávidas o valor é de 200mg/dia. Para o leitor ter uma referência, um energético padrão contém cerca de 85mg, e um copo grande de café pode conter até 200mg. É importante saber se doses pequenas já provocam alguma aceleração ou a pessoa precisa de uma quantidade maior para fazer efeito.
A cafeína em excesso pode causar alguns desconfortos gastrointestinais e também um estado de agitação maior, deixando a pessoa angustiada. Por conta disso, o uso não é aconselhado a pessoas com problemas cardíacos ou hipertensas. Nestes casos existem outros suplementos que não causam agitação e ajudam a perder peso e a emagrecer. Falaremos disso já nas próximas colunas. Na dúvida, vale sempre consultar seu médico de confiança.
A maior parte desses suplementos custa de R$ 65,00 a R$ 120,00, mas atenção: cuidado com suplementos importados contrabandeados, pois não são aprovados pelo ministério da saúde e podem lhe trazer danos há saúde, além de serem os mais falsificados. Fique de olho! Por hoje é isso. Conto com suas dicas para escrever sobre mais coisas interessantes. O que você que saber?
Até Amanhã!
André Pajé