Saudações amigos. Uma das maiores dificuldades daqueles que querem emagrecer é conseguir se livrar dos doces, sobretudo naqueles horários mais complicados, como nos períodos noturnos e logo após o almoço. Na verdade é muito difícil eliminá-los porque isso já vem impregnado em nosso paladar desde criança, e é natural do ser humano ter aptidão e gostar de consumir alimentos doces.
Então, já que não se pode lutar contra esse inimigo poderoso, a grande jogada é burlar o organismo e substituir os doces artificias e industrializados pelas alternativas mais naturais e menos carregadas de açúcar. Vamos dar uma conferida nisso agora:
1) Frutas
Substituir os doces artificias pelas frutas é a atitude mais sensata e inteligente que você pode ter, pois elas contém muito menos calorias e não possuem ingredientes artificiais. Mas atenção: mesmo dentro das frutas, existem aquelas que não são muito aconselháveis de ser consumidas por aquelas pessoas que querem emagrecer, porque carregam muito açúcar, o que eleva rapidamente a taxa de glicose do sangue, facilitando assim o aparecimento de um um hormônio que se chama insulina que, quando liberado constantemente no sangue, aumenta os depósitos de gordura. As melhores frutas para quem quer emagrecer são aquelas que possuem baixa quantidade e liberação de açúcar, não ativando a insulina e permitindo que o corpo continue usando a gordura como fonte de energia. São elas: a maçã, a pera, o pêssego, a ameixa preta e o damasco. Uma dica que funciona muito, principalmente para o período da noite, é comprar nas casas de produtos naturais aquelas maçãs desidratadas. Deixe no congelador para ficar crocante e você vai ver que faz a vez legal de um docinho. E a grande vantagem é que por ser de baixa caloria você pode comer várias porções que não pesarão tanto na balança calórica do dia, tampouco liberará muito açúcar no sangue, de forma a precisar da insulina e com ela os efeitos indesejáveis…
2) Produtos Diet e Light
Bem, aqui nesse caso vale algumas ressalvas. Primeiro, preste atenção porque diet e light não são a mesma coisa. Light significa redução calórica apenas, na ordem de 20%. São os alimentos diet que não levam açúcar em sua composição. Então se você está empenhado em emagrecer e cortando os carboidratos simples (rápidos) da dieta, somente reduzir calorias de nada adianta, você precisa procurar pelos produtos diet, como os doces que podem ser consumidos pelos diabéticos. Atualmente essa indústria tem evoluído muito e hoje em dia você pode consumir cocadas, doce de leite, pé de moleque, chocolate e outras guloseimas que não contêm açúcar com um gosto muito semelhante mesmo. Mas preste muito atenção, pois geralmente a quantidade de gordura desses produtos é muito maior, o que pode acabar atrapalhando no final das contas. E outra coisa: os adoçantes desses produtos possuem efeito laxativo e ocasionar gases se consumidos numa quantidade um pouco maior do que algumas poucas unidades por dia.
Com certeza as frutas ainda são as melhores opções, mas você pode intercalar com algum doce diet quando sentir necessidade de algo diferente.