Saudações amigos, hoje falaremos de um poderoso alimento muito utilizado nas dietas dos atletas, e também de todos aqueles que querem estar bem de saúde. Falaremos do abacate.
Ainda há pouco tempo, o abacate era considerado uma apenas uma fruta com muitas calorias, mas estudos recentes fizeram com que seus benefícios nutricionais se tornassem melhor compreendidos.
Abacates estão cheios de gordura, mas é do tipo saudável, a gordura insaturada. Por isso, podem fazer parte de uma dieta saudável para qualquer pessoa, mas eles são especialmente benéficos para quem faz exercícios, pois necessitam de mais gordura insaturada. Para obter o máximo dessa fruta, os atletas a usam em substituição a outras fontes de gordura menos saudáveis, como veremos mais abaixo.
O Departamento de Agricultura e Saúde dos Estados Unidos, sugeriu pela primeira vez em sua edição do ano 2000, que gorduras insaturadas deveriam fazer parte de uma dieta saudável. Além disso essa fruta também é rica em vitaminas C e E, ácido fólido, potásio e beta-sistoterol (que pode ajudar a baixar o colesterol do sangue).
Os antioxidantes presentes nessa fruta são especialmente benéficos para atletas, pois ajudam a destruir os radicais livres gerados pelo treinamento intenso. A obtenção de antioxidantes por meio de frutas e vegetais é altamente recomendável, pois fornecem elementos típicos, diferentes daqueles encontrados nos suplementos.
A cada 30 gramas, o abacate contém três vezes a glutationa (poderoso antioxidante) do que a mesma quantidade de bananas, maçãs, melões, uvas, ameixas ou cerejas. Ele é também um alimento com baixo carboidrato, pois meio abacate contém apenas 7 gramas de carbo, aproximadamente.
Uma forma de incorporá-lo à dieta é utilizá-lo no lugar da maionese ou da manteiga. Com textura macia e sabor suave, o abacate é uma saborosa alternativa para os cremes de queijo e outros geralmente usados para cobertura de batatas e pães. Batido, ele substitui com vantagem a maionese e outros ingredientes menos saudáveis em saladas de atum. Pode ser amassado e ingerido com mel, granola, ou açúcar mascavo. Excelente para o café da manhã e antes dos treinos.
Os resultados do consumo de dietas compostas por abacate aparecem logo. Após o período de uma semana, já ocorrem alterações sensíveis nos indicadores lipídicos do sangue. Além disso, já foi identificado que o consumo do abacate influencia também na glicemia.
Após quatro semanas consumindo dieta contendo abacate, mulheres diabéticas insulino-dependentes, compensadas e sem complicações graves decorrentes da patologia, tiveram redução tanto no colesterol sérico total como na glicemia. Dessa forma, consumo de abacate auxilia no tratamento de doenças crônicas, especialmente nas cardiopatias, diabetes e dislipidemias.
Cabe, finalmente, destacar que a introdução regular de abacate na alimentação deve ser feita sob acompanhamento nutricional, dada a elevada quantidade calórica do fruto.