Já estão abertos os agendamentos para o mutirão de castração gratuita de cães e gatos que a Rede de Proteção Animal, da Prefeitura de Curitiba, vai promover na Rua da Cidadania do Cajuru. As cirurgias gratuitas serão feitas nos dias 10 e 11 de abril e a Prefeitura vai oferecer 860 vagas para cães e gatos, machos e fêmeas.
O agendamento deve ser feito exclusivamente pelo site da Rede de Proteção Animal, na área de eventos .
Os procedimentos cirúrgicos serão feitos na Rua da Cidadania do Cajuru, na Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150, Cajuru. São três horários disponíveis para os agendamentos: às 8h, 10h e 13h.
Conselho Estadual dos Direitos dos Animais dá posse a novos membros
Quem pode participar
Podem participar do mutirão protetores independentes com cadastro atualizado no site da Rede de Proteção Animal e moradores dos bairros Cajuru, Capão da Imbuia, Guabirotuba, Jardim das Américas, Uberaba e Tarumã, que tenham cadastro ativo no site da Rede e sejam beneficiários do Armazém da Família.
É importante verificar com atenção a data e horário do agendamento evitando assim faltas desnecessárias.
+ Veja também: Relatório do novo Código Civil propõe reconhecer os animais como seres sencientes de direito
Castração em clínicas
Além do mutirão no Cajuru, em abril também acontecem as castrações gratuitas em clínicas parceiras da Prefeitura. Ainda restam 1.300 vagas distribuídas em oito clínicas. As inscrições já estão abertas e são feitas através da área de eventos do site da Rede de Proteção Animal.
As clínicas parceiras
Baby Dog – R. Dr. Goulin, 26 – Alto da Glória
Cemevet – R. Manoel das Chagas Lima, 211 – São Braz
Clinicão – R. Vicente Geronasso, 1.480 – Boa Vista
CMV – R. Antônio Schiebel, 406 – Boqueirão
Samivet – R. Carlos Essenfelder, 2.495 – Boqueirão
Santa Cândida – R. Fernando de Noronha, 2.843 – Santa Cândida
Solarium – R. Evaristo Berleze, 144 – Bacacheri
+ Leia mais: Governo do Paraná convida organizações da sociedade civil para o Conselho de Direitos Animais
Procuração eletrônica
Para atender à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e resoluções do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o site da Rede de Proteção Animal permite indicar quem será o acompanhante do animal no dia da cirurgia, se o responsável não puder comparecer.
Além da legislação, todos os animais atendidos pelo programa recebem microchip eletrônico de identificação, com código exclusivo vinculado aos dados do cidadão responsável pelo animal.
Animais sob os cuidados de protetores ficam com seus dados vinculados aos que levam para castração até que sejam devidamente transferidos ao novo responsável quando adotados.
Microchipagem
Todos os animais que fazem a cirurgia de castração também recebem um microchip eletrônico de identificação implantado, onde são gravados o nome e dados dos responsáveis pelo animal. O microchip passa a ser o RG do pet e ajuda na identificação em caso de fugas, furtos ou abandono.