Imagine este cenário: um belo dia seu cãozinho, que adora se aconchegar com você no sofá e pular na sua cama, acorda sem mexer as patas traseiras. Exames vem e vão, e você descobre que o hábito do seu cãozinho de subir no sofá e na cama gerou uma hérnia de disco, deixando-o paraplégico.

continua após a publicidade

+ Leia mais: Vacinas também são essenciais para os animais de estimação

Esta é a realidade que atinge diariamente milhares de tutores de pets no Brasil todo, que muitas vezes ficam desnorteados pela escassez de informações sobre como levar o dia a dia com seu pet após a paralisia. Para agravar ainda mais a situação, infelizmente existe o preconceito de muitos veterinários que recomendam eutanásia sem necessidade para casos como este, e também para casos de pets que sofreram atropelamento, quedas ou efeitos da idade nas articulações.

+ Leia também: Resgatei um animal de rua! Como encontrar um lar ideal para ele?

continua após a publicidade

Felizmente, os animais com deficiência (cadeirantes, surdos, cegos, etc) têm ganhado maior visibilidade na mídia com a ocorrência de adoções desses pets por celebridades. Junto a isso, existe a crescente de terapias disponíveis, tratamentos e uma oferta maior de cadeiras de rodas desenvolvidas especialmente para os pets, fazendo com que os animais deficientes tenham cada vez mais longevidade e qualidade de vida.

Ao identificar esta lacuna entre a falta de orientações e a disponibilidade de serviços para pets com deficiência, surgiu o Projeto Cão de Rodinhas que, desde 2018, faz ações levando informação e acolhimento a tutores de pets com deficiência, mostrando que eles VIVEM FELIZES SIM!

continua após a publicidade

+ Leia mais: Sete dicas para cuidar do seu pet com a chegada do frio em Curitiba

E pensando em ampliar o alcance das ações de conscientização e inclusão, o projeto decidiu lançar uma cartilha com as principais informações compiladas sobre o dia a dia de um pet especial para distribuir gratuitamente aos tutores em apuros, protetores independentes que resgatam animais em situações graves de maus tratos e abandono, clinicas veterinárias e também a estudantes de medicina veterinária, com o intuito de combater a prática de eutanásias sem necessidade.

“Com nossa rede de contatos, entrevistamos mais de 200 tutores de pets com deficiências diversas sobre dicas de cuidados e as dúvidas mais frequentes. Após o resultado destas entrevistas, nos unimos a uma equipe especializada em Neurologia, Ortopedia, Fisiatria, Dermatologia, Oftalmologia veterinária do hospital Animal Clinic para escrever essa cartilha com a credibilidade profissional aliada à experiência prática dos tutores.” diz professora Larissa Onuki, fundadora do projeto social.

+ Viu essa? Os animais e as religiões: o que acontece quando nossos pets morrem

Dentre os diversos capítulos da “Cartilha de cuidados do pet com deficiência”, publicada pela Editora Inverso, o leitor pode encontrar instruções de passo a passos sobre o uso de cadeira de rodas, próteses, exercícios para fazer em casa, sempre de forma descontraída, prática e visual com o complemento de vídeos que podem ser acessados via QR code.

Palavras de acolhimento estão sempre presentes falando tanto sobre o emocional do tutor, quanto sobre os grupos de apoio, incluindo a indicação de dezenas de perfis de pets com deficiência nas redes sociais, que mostram diariamente o quanto são felizes.

Para viabilizar a distribuição gratuita deste material, o projeto busca patrocínios de empresas e pessoas físicas que queiram “apadrinhar” a impressão cartilhas através do site www.apoia.se/caoderodinhas e pelo no perfil das redes sociais do projeto @caoderodinhas.

+ Viu essa? Direto e reto – Devo castrar o meu Pet?

O conteúdo completo também foi lançado na versão online tendo grande alcance a nível nacional. Atualmente, com o apoio da sociedade e empresas, o projeto já conseguiu imprimir e distribuir 10.000 cartilhas impressas e 1989 e-books, de forma totalmente gratuita a quem precisa.

Contato

Professora Larissa Tanaka Onuki – Fundadora do projeto Cão de Rodinhas. Autora do livro infantil “Argos, o cão de rodinhas”. (41) 99242-6976 | contato@caoderodinhas.com.br. www.instagram.com/caoderodinhas

Visite www.caoderodinhas.com.br!