Orca de 56 anos será devolvida à natureza. Final feliz? Não!

Desde que o Miami Seaquarium anunciou que vai “libertar” a Orca Lolita, procurei entender melhor esse assunto. Vamos ao contexto, ela foi capturada em 1970 ao mesmo tempo em que o Brasil era uma ditadura militar presidida por Emilio Garrastazu Medice e a Seleção Canarinho era tricampeã Mundial de Futebol no México, as transmissões de TV eram em preto e branco (no Brasil a TV a cores chegou em 1972). Nos EUA o presidente era Richard Nixon e a Guerra do Vietnã estava a todo vapor. 

+Leia mais! Seu cachorro ou gato podem abandonar a ração e comer comida?

Capturada de forma cruel

Em seu livro que documenta a história do fascínio global pelas orcas, o historiador ambiental e professor da Universidade de Victoria, Jason Colby, conta como Lolita foi capturada em agosto de 1970.

Na época, os captores faziam parceria com pescadores locais para levar os filhotes de orca a ficarem presos em redes, separá-los de seus grupos e, por fim, vendê-los para parques aquáticos, como o Seaworld e o Miami Seaquarium.

“Quando Lolita foi capturada, eles acidentalmente acabaram prendendo quase toda a população da região”, diz Colby.

“Em certo momento, havia cerca de 90 orcas presas nas redes”

+Dúvidas? Direto e reto: Devo castrar o meu Pet?

Colby diz que ativistas dos direitos dos animais tentaram libertar os animais cortando as redes dos pescadores, mas alguns ficaram presos e quatro filhotes morreram afogados.

Orcas são mamíferos e, embora vivam no mar, precisam subir à superfície para respirar. Oito delas foram capturadas naquele mês, incluindo Lolita.

Décadas presa

Lolita, que tem 56 anos, é a Orca há mais tempo em cativeiro, seu tanque tem 26 x 11 metros. São décadas sendo a principal atração do Seaquarium, as orcas vivem entre 50 e 80 anos, algumas femeas podem chegar a 90 anos, segundo especialistas orcas nascidas em cativeiro vivem em média apenas 4 anos.

Ela é de um grupo de orcas que vive exclusivamente no norte do Oceano Pacifico passando vários meses do ano na costa do estado de Washington, onde foi capturada, esse grupo de orcas foi considerada ameaçada de extinção devido a capturas como a de Lolita. 

Não é um filme com final feliz

O mais importante é saber como ela conseguirá sobreviver no seu habitat natural depois de tanto tempo, ela está há mais de 40 anos sozinha sem a presença de outras orcas, desde que Hugo, uma orca macho, morreu na década de 80.

As pessoas podem imaginar que a soltura dela será tipo ‘’Free Willy’’ filme de 1993 que acompanha a aventura de uma orca e seu amigo Jesse até ela conseguir fugir de um parque com um ganancioso dono, e se reencontrar com a família no oceano. Também não será como o esdruxulo filme da década “Orca a baleia assassina’’ onde uma orca macho procura vingança contra um caçador que capturou sua companheira prenha, confesso que o tema desse filme me deixa mais contente.

+Leia mais! Cuidado com queimaduras nas patas do seu pet em passeios nos dias quentes

Ela não sabe se alimentar sozinha e não conhece nada além do minúsculo espaço de 300 m² onde vive atualmente.  

Será que devolve-la ao oceano é mesmo a melhor alternativa?  Alguns especialistas acreditam que essa atitude será uma ‘’vitória simbólica’’ contra a captura de animais para servirem de atração para os seres humanos. Ainda não se sabe de que forma isso vai acontecer, o provável que ela viverá seus anos restantes em um ‘’cercadinho’’ marinho com as aguas de seu habitat natural e podendo se conectar com outras de sua espécie através do som fabuloso que elas demonstram com vocalização.

Orcas atacam seres humanos?

Nunca foi registrado um ataque em homens ou mulheres em mar aberto.

Orcas são baleias?

Cientificamente orcas não são baleias, mas sim golfinhos. Baleias e golfinhos pertencem a mesma ordem, os cetáceos. O que difere eles é a presença de dentes, golfinhos possuem e as baleias não, orcas tem dente.

** Não financie parques que exploram animais.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo