ONG Amigo Animal de Curitiba promoveu ação inédita no Brasil

Ação na Vila Pantanal, em Curitiba. Foto: Divulgação

Nos 23 anos de existência da Associação do Amigo Aninal foram mais de 20 mil cães e gatos resgatados, castrados, abrigados e doados. Atualmente, são mantidos em torno de 1 mil cães e 200 gatos em seu abrigo na cidade de Campo Magro, região metropolitana, e em lares temporários em Curitiba.

No início dos anos 2000, quando não existiam redes sociais e pouco se falava sobre a Causa Animal, a Amigo Animal, em conjunto com valorosas ativistas da proteção animal, como Tosca Zamboni, Laelia Tonhozi, entre outras, colaborou para o desenvolvimento e aprovação de leis que proibiram o extermínio de animais em Curitiba (quem não lembra da famigerada “carrocinha”), proibição de animais em circos e rodeios ou espetáculos similares, proibição de criação de animais, a lei de maus tratos, entre outras, através de contribuição por abaixo-assinados, passeatas e muito trabalho em equipe.

+ Leia também: Cuidado com as patinhas dos seus cães nos dias mais quentes

Atualmente a Amigo Animal tem representação nos Conselhos de Proteção e Direitos dos Animais e Ambientais em Curitiba e no Paraná.

Agora, a instituição iniciou um novo ciclo através dos mutirões de castrações gratuitas utilizando os chamados “Castramóveis”, ônibus adaptados para realizar as cirurgias de castração. Os recursos para essas ações provêm de emendas de vereadores e deputados, e só podem ser utilizados para essa finalidade. 

+ Leia mais: O seu cão é alérgico? Saiba como descobrir

Nessa primeira etapa, 800 animais foram castrados na Vila Pantanal, no Alto Boqueirão, em Curitiba. As cirurgias foram na Unidade da Empresa Castramóvel Brasil, que com uma equipe extremamente qualificada e materiais de primeira linha prezou pelo bem estar dos animais. 

+ Veja isso: Nota Paraná tem nova regra no sorteio para dar prêmios para organizações

Em Curitiba, a Prefeitura já faz há alguns anos um excelente trabalho com clínicas parceiras para castração. O objetivo da Amigo Animal é complementar este trabalho, levando o Castramóvel diretamente para dentro das comunidades mais distantes, atendendo cães e gatos com tutores, realizando a cirurgia em locais mais próximos de suas residências, bem como castrando os que se encontram em situação de abandono, assistidos pelos protetores da região. 

Além das castrações, essa atividade levou para a Vila Pantanal outras ações de cidadania e ajudou a desmistificar o preconceito com a própria região, lugar de gente trabalhadora e dedicada.

+ Leia também? Entenda sobre a importância da castração em larga escala para as cidades

A solução para diminuir este grave problema que atinge todo o Brasil, a superpopulação de cães e gatos abandonados, reside obrigatoriamente nos programas de castração em massa e na educação para a guarda responsável dos animais por tutores conscientes de que animais são seres vivos que sentem fome, frio e medo, e precisam de muito pouco, apenas um abrigo e alimentação dignos, e poderem ter acesso a atendimento veterinário quando necessário, principalmente vacinação.

Afinal, eles vivem muito pouco, de 10 a 15 anos, e dependem do ser humano para viver.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo