Animais de estimação reduzem risco de alergia a alimentos em crianças

Uma pesquisa realizada pelo Fukushima Medical University do Japão, apresentou dados que sugerem que ter cães e gatos diminui o risco de crianças desenvolverem alergias a alimentos.

+ Leia mais: Saúde oral do seu pet: o que deve ser feito? 

O estudo analisou informações de 66.215 crianças pequenas no Japão. Em torno de 22% delas já eram expostas aos animais de estimação por meio das mães ainda no útero. No caso eram cães, gatos, tartarugas, hamster e pássaros variados, entre eles a exceção seria o hamster. 

No artigo publicado na Revista Cientifica Plos One os autores afirmam que “A hipótese sugere que a exposição a animais é eficaz na prevenção de doenças alérgicas, e alguns estudos relatam que a exposição a cães e gatos durante o desenvolvimento fetal ou na primeira infância é benéfica para alergias alimentares”.

+ Leia mais: Orca de 56 anos será devolvida à natureza. Final feliz? Não!

Os cientistas dizem que a exposição a animais de estimação dentro de casa deixam as crianças menos propensas a ter alergias, com cães para ovos, leite e nozes e no caso dos gatos, ovos, trigo e soja.

Essas descobertas podem mudar definitivamente a ideia de que ter animais em casa favoreceriam o desenvolvimento a alergias.  

A hipótese levantada pelos pesquisadores é de que o contato com animais de estimação, pode alterar a mistura de micróbios intestinais em crianças ou que algo que os animais expelem aumenta a imunidade.

+Leia mais! Seu cachorro ou gato podem abandonar a ração e comer comida?

De qualquer forma a continuidade dos estudos vai mostrar mais informações a esse respeito.

Posso falar da minha experiência pessoal com três filhos. Todos eles ainda no ventre tinham contatos com cães e gatos, em cada chegada da maternidade as crianças eram apresentadas aos bichinhos, No caso do mais novo, o Benjamin, um de nossos gatinhos já assumiu o berço antes dele nascer. Passados sete anos ainda dormem juntos. Nenhum deles teve qualquer caso alérgico.

Voltar ao topo