Nos últimos dias vários casos de abandono foram verificados em Curitiba e Região Metropolitana, como uma mãezinha com 10 filhotes largados em São José dos Pinhais, onde o criminoso foi reconhecido através de câmeras da Prefeitura. E também o caso de uma pequena cachorrinha com seus cinco filhotes que parou um carro da Policia Civil pedindo socorro na Região Sul de Curitiba.
Além da evidente maldade desses atos, é importante deixar claro que se trata de um crime tipificado pela lei federal nº 14.064/2020, que alterou a lei nº 9.605/1998, com pena de detenção de até cinco anos.
+ Leia mais: O que a Causa Animal de Curitiba pode esperar da gestão Eduardo Pimentel
O abandono causa um grande sofrimento ao animal descartado, porque além de perder a família a qual ele achava fazer parte, vai ter dificuldades em encontrar alimento e abrigo, podendo ser vítima de atropelamentos, brigas com outros animais e até outros tipos de maus tratos.
Em Curitiba, um dos lugares mais procurados pelos criminosos para abandono é a região nos arredores do Zoológico da cidade. Esse tem sido um desafio para as autoridades devido ser uma área com pouco movimento.
Outra questão é que o abandono em áreas de parques ou bosques impacta de forma importante a rotina dos animais silvestres.
+ Leia mais: Conheça o InspiraSheep, projeto das ovelhas terapeutas
Nessa época do ano os abandonos aumentam de forma assustadora, as pessoas viajam e largam seus pets de qualquer forma, seja dentro dos próprios imóveis sem agua e alimento, ou em outro lugar qualquer.
Se testemunhar casos de abandono ou qualquer tipo de maus tratos, não se omita, denuncie.
- Prefeitura de Curitiba – ligue 156 ou faça pelo site 156.curitiba.pr.gov.br
- DPMA – delegacia de proteção ao Meio Ambiente 41-3251-6200
- Policia Civil – 181