O projeto Acolha Bicho foi idealizado por Mayara Morais e Carla Fuganti em meados de 2023, trazendo experiência positiva já aplicada em alguns países e até em outras cidades brasileiras. Porém, em Curitibar, ainda não havia um plano intermediário entre abrigo e lar definitivo para acolher os animais.
O lar temporário é uma alternativa solidária para ajudar na redução do número de animais abandonados e/ou vítimas de maus-tratos. Hoje contamos com cerca de 30 milhões de animais abandonados, sendo aproximadamente 20 milhões de cães e 10 milhões de gatos somente no Brasil, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o que é realmente um número preocupante.
+ Leia mais: Você sabia que o jumento (jegue) está ameaçado de extinção?
São diversos os programas criados para castração, resgates e atendimentos médicos veterinários voluntariados. Todavia, não há na cidade um plano intermediário de contenção e apoio efetivo. Assim, o projeto tem como escopo intermediar o intercâmbio de cães e gatos resgatados com os voluntários de lar temporário, enfatizando que qualquer pessoa que se disponibilize a manter os cuidados adequados mínimos até que a adoção desses animais ocorra pode participar.
O acolhimento destes animais ajuda na recuperação, socialização e educação deles, pois muitos são vítimas de maus-tratos e carregam algum tipo de trauma físico ou psicológico. O objetivo do lar temporário é oferecer cuidado individualizado, aumentando as chances de serem adotados e preparados melhor para a adaptação no lar definitivo.
+ Leia mais: Holanda é o 1º país a tirar todos os cachorros das ruas; é possível no Brasil?
Hoje o projeto conta com alguns voluntários de lar temporário, parceiros veterinários, adestradores, dentre outros, já contando com um número expressivo de acolhidos. Podemos dizer que o amparo e sucesso deste projeto depende das pessoas que amam os animais e que gostariam de auxiliar, fazendo mais por um mundo melhor, além daqueles que gostariam de ter um animal e não podem por falta de condições financeiras, uma vez que o projeto disponibiliza os cuidados necessários pelo período em que os animais estiverem sob seus cuidados.
A IMPORTÂNCIA DO LAR TEMPORÁRIO
O projeto também tem o desafio de ajudar a desafogar os espaços físicos dos abrigos, que hoje contam com inúmeros cães e gatos que não conseguem adoção – o Brasil tem quase 185 mil animais resgatados por ONGs.
+ Veja também: Seu gato sobe nos móveis e arranha seu sofá? Entenda mais sobre isso
Grande parte destes animais são vítimas de maus-tratos, motivo pelo qual acreditamos que os animais ficarão mais equilibrados e prontos para uma nova vida com o carinho de um lar e atenção disponibilizada pelos parceiros (voluntários) para os tratamentos adequados de seus hóspedes.
Assim, a estadia no lar temporário pode ser a diferença entre um lar definitivo e um abrigo para o resto da vida.
Reforçamos que tudo isso só é possível graças aos nossos voluntários que fazem lar temporário, garantindo a recuperação física e emocional dos resgatados através de cuidados, paciência e amor. Não podemos também deixar de atribuir a viabilidade dos tratamentos fornecidos e atendimentos médicos aos nossos veterinários parceiros do projeto, aos adestradores e claro, a todos que nos ajudam financeiramente para manter os altos custos que tudo isso implica.
DIFERENÇA ENTRE UM ANIMAL DE LAR TEMPORÁRIO E OS DE ABRIGOS
Os animais que possuem a experiência de um lar temporário têm menos chances de ser devolvidos quando adotados, uma vez que já experimentariam a experiência e o conforto de um lar, alimentação com regras, amor dos cuidadores e educação. Da mesma forma, os voluntários dos lares temporários proporcionam aos responsáveis pela adoção definitiva importantes informações a respeito do temperamento e do comportamento do animal, facilitando assim o encontro da família mais adequada.
QUEM PODE SER VOLUNTÁRIO?
Qualquer pessoa maior de 18 anos pode ser responsável por um lar temporário, desde que tenha consentimento dos outros moradores, além de tempo, espaço e que esteja disposto a acolher, oferecer cuidados e carinho temporariamente. O tempo de permanência varia entre tratamentos e adoção, podendo ser de apenas alguns dias como até meses.
+ Leia mais! Cuide bem do seu pet nos dias de frio; dicas para mantê-los quentinhos
Por fim, o projeto sempre precisa, não somente de voluntários, mas de ajuda com ração, medicamentos e compartilhamento de cães para adoção nas redes sociais. Portanto, todos aqueles que amam animais podem ajudar de alguma forma.
Caso você queira participar, proporcionando um lar temporário, dando a chance de uma vida digna a um animal carente, desfrutando prazerosamente do seu convívio sem compromisso a longo prazo e recebendo carinho e gratidão em contrapartida, entre em contato conosco.
Os interessados em ajudar o projeto poderão conhecer mais detalhes entrando em contato através do WhatsApp (41) 9 9293-6674 ou através do nosso Instagram: @acolhabicho ou da página de Facebook Acolha Bicho.