Com a volatilidade do mercado das criptomoedas, dos criptoativos, a pergunta que sempre surge nos bastidores do mundo dos investimentos é: vale a pena investir em criptomoedas, em bitcoin em 2023?
Nos últimos meses as criptomoedas, principalmente bitcoin e ethereum que são as mais conhecidas, sofreram grandes quedas em seus valores de mercado. Muito embora neste momento estejam em estabilidade relativa, é natural as pessoas terem medo e deixarem de investir ou até mesmo acabam vendendo suas posições devido ao histórico recente.
Eu diria que, quando realizamos qualquer aplicação ou investimento no mercado financeiro ou até mesmo no mercado dos criptoativos, o mais importante não é apenas olhar para os ativos em si, mas analisar profundamente o contexto macroeconômico somando aos fundamentos que cada ativo oferece.
Inflação
Há que se levar em conta que o processo inflacionário é algo que atingiu o planeta. Foi a pandemia, é o conflito / guerra na Ucrânia, é a alta do petróleo, dos commodities, sem contar a escassez de produtos primários dos países do oriente.
Na data de ontem, 01/02/2023 o FED – Federal Reserve Board, que é o Banco Central Norte-americano, elevou mais uma vez sua taxa de juros em 0,25%, demonstrando que por lá a inflação ainda não está controlada. Tencionando os mercados financeiros em todo planeta.
Quando há este processo inflacionário é normal que os países elevem suas taxas de juros deixando os investimentos em renda fixa, especialmente aqueles oriundos de títulos públicos (mais seguros que os demais), mais atrativos. Com a venda de renda variável, há um grande aumento na renda fixa, naturalmente cai o valor desses ativos. Portanto, é preciso ter cautela quanto aos criptoativos no momento.
+ Leia também: Quanto devo poupar para os investimentos?
Novo governo
No Brasil, além do item acima citado, ainda contamos com um ano de um novo governo. Ontem mesmo os Senadores, Deputados Federais e Estaduais tomaram posse em suas casas, elevando as incertezas do mercado. As pessoas naturalmente ficam com receio de realizar grandes investimentos, ainda mais em renda variável de volatilidade de alto risco como criptomoedas. É natural que a procura por este tipo de ativo diminua, ou até mesmo as pessoas vendam, para buscar renda fixa.
Ontem também tivemos a decisão do COPOM – Comitê de Política Monetária do Banco Central Brasileiro que optou por permanecer com a taxa de juros elevada à 13,75%, devido a todas as incertezas anteriormente citadas.
Aceitação das criptomoedas
Ao final do ano passado um dos homens contemporâneos mais ricos do mundo, Elon Musk, realizou vendas de suas reservas em criptos. Tal fato pouco repercutiu no valor de mercado desses ativos, demostrando que a cada dia que passa torna-se mais estável o mundo das criptos.
Ademais, há muitos países que já informaram interesse neste tipo de ativo; da mesma forma, há empresas que começam a se utilizar das criptos para suas negociações (essas informações você pode encontrar no site bitcointreasuries.net); sem contar que sua característica decentralizada é bem importante para as pessoas que tendem a fugir o tempo todo das mais diversas ações governamentais.
Também não podemos esquecer que os ETF’s – Exchange Traded Fund (espécie de fundo) estão cada vez mais se posicionando em criptos, especialmente bitcoin, demonstrando o quanto estão acreditando nesse mercado.
Há também que analisar os GameFi’s (convergência entre cripto-games e DEFI), pois a cada ano ganham mais força no mercado das moedas digitais. (Sabe aquela ideia que sonhávamos em transformar aquelas moedinhas que ganhávamos nos jogos, nos games, em moeda de verdade? Já está acontecendo, em criptos!).
Este assunto é daqueles que podemos conversar por horas e horas, mas agora precisamos responder à pergunta central deste artigo: se vale ou não vale a pena investir em criptomoedas, em bitcoin em 2023.
Eu diria que sim, vale muito a pena, desde que você conheça e saiba o que está fazendo, desde que você se posicione de forma tímida, apenas uma pequena parte de sua carteira de investimentos.
>>> Leia sobre: Os cinco primeiros passos para começar a investir
Quando falamos em matéria de aplicação financeira e investimentos, nunca será sorte, será sempre conhecimento somado a técnicas que te levam a elevação patrimonial. Fica atento ao mercado, as grandes oportunidades estão à sua frente, portanto, estude muito!
Meu nome é Marlon Roza, sou seu Amigo de Negócios.
Para mais dicas me siga no: