Saiba o que é uma Startup e o que difere de outros negócios

Foto de RODNAE Productions no Pexels

Ao adentrar no mundo dos negócios, rapidamente você percebe que atualmente existe um vasto campo de possibilidades para você se posicionar no mercado, e tudo isso por conta da evolução tecnológica dos últimos anos.

Negócios digitais são alguns dos caminhos que se apresentam diariamente a sociedade, pois auxilia, traz facilidade, comodidade e eficiência tanto a produtos como serviços ao consumidor.

Mas afinal, o que é uma startup? Uma startup é um modelo de negócio repetível e escalável com uma camada significativa de tecnologia, elementos que se diferenciam de uma empresa tradicional. Além disso, este tipo de negócio surge para substituir os processos engessados, com velocidade e muitas vezes com maior eficiência e inovação.

Em função de suas características inovadoras, a startup tem que ter a capacidade de atender e de se adaptar as demandas do mercado de forma mais assertiva e veloz.

Algumas pessoas no meu Instagram Amigo de Negócios sempre fazem a seguinte pergunta: “Meu negócio pode ser uma startup?”. E para responder a esta pergunta eu sempre apresento as principais características deste tipo de empreendimento.

• Modelo de Negócio: O modelo de negócio é a forma com que o empreendimento captura as necessidades do mercado, cria e entrega produtos e serviços de valor às pessoas que têm uma dor ou querem experiências diferenciadas. No caso de uma startup deve realizar tudo isso de forma inovadora em criação e processos, isto é, alcançando um modelo de inovação disruptiva.

• Tecnologia: E quando falamos em inovação, precisamos falar da camada tecnológica que compõe o modelo de negócio da startup. Este tipo de negócio precisa da tecnologia para se diferenciar de uma empresa de modelo tradicional.

• Escalável e Repetível: Diferentemente da empresa tradicional, quando falamos de crescimento de uma startup este tema não pode vir atrelado a um grande aumento de custo fixo, como por exemplo a mão de obra. Uma startup atingirá um grande número de clientes e gerar lucro de forma rápida pelo uso massivo da tecnologia, gerando escalabilidade com repetitividade. A ideia é ter um crescimento veloz de receita com custo crescendo bem mais lentamente.

Tradicionalmente o grande exemplo utilizado pelos especialistas em startup é o da padaria. Se uma padaria qualquer produz 100 pães por período do dia, para aumentar essa produção o dono terá que investir em equipamentos, mão de obra, ingredientes, forno, entre outros elementos da estrutura de seu negócio. No caso de uma startup o empreendedor criaria um aplicativo que ligaria as padarias próximas para aumentar a oferta a mais clientes, ou seja, não necessitando aumento de custo de produção.

• Incerteza: Uma empresa tradicional normalmente tem um crescimento gradativo, facilitando o conhecimento geral de cada passo dado para o crescimento. Já uma startup, por sua velocidade e inovação, nem sempre os caminhos e principalmente o resultado “final” é conhecido, ou seja, não há como afirmar com precisão se aquela ideia e projeto de empresa irão realmente dar certo por mais que tenha passado por um processo de validação anterior.

• Organização temporária: O dinamismo deste modelo de negócio é grande, pois a estrutura de hoje pode não ser a estrutura e organização do mês seguinte. Uma startup tem por premissa encontrar o remédio para a dor ou experiência que as pessoas precisam ou desejam; seus processos do modelo de negócios vão se definindo com o tempo, inclusive muitas startups quando definido seus modelos de negócios podem passar para o modelo tradicional pela consolidação no mercado.

Foto de Proxyclick Visitor Management System no Pexels

É tão interessante e aberto este tipo de empreendimento que você não precisa necessariamente ter a sua startup para ter em seu portifólio de investimentos este tipo de negócio, ou seja, você pode ser “apenas” um investidor.

Os tipos de investidores em startups são: aceleradores, CCB, anjo investidores, investidores pre-seed, investidor seed, investidor série A, série B, série C.

As startups passam por diversos estágios de investimentos como: crowdfunding, anjo, seed capital, venture capital, private equity, até chegar ao tão sonhado IPO (ingressar na bolsa de valores).

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As startups possuem a classificação quanto ao tipo de negócio, tais como:

Edtech – atende mercado de educação;
Fintech – startups do segmento de financeiro;
Contrutech – startups ligadas à construção civil;
Lawtech – startups do segmento de direito;
Healthtech – startups do setor de saúde, dentre outras.

E a partir do seu modelo de negócios se apresentam ao cliente da seguinte forma:

B2B – sua proposta de valor atende outras empresas;
B2C – sua proposta atende o cliente final;
B2G – sua proposta de valor atende os governos.

Quando uma startup alcança seu valor de mercado acima de 1 bilhão de dólares, são consideradas Startup Unicórnio. Há no Brasil algumas delas: Mercado Bitcoin, Nubank, Ebanx, iFood, PagSeguro, 99, Gympass, entre outras. Acredita-se que nos próximos anos este número aumentará ainda mais.

O tema é vasto e interessante, eu sempre gosto de agregar valor explicando aos meus seguidores no Instagram e Canal Amigo de Negócios cada item que comporta o tema startup, pois sei que este tema é de grande relevância para muitos empreendedores.

Meu nome é Marlon Roza, sou seu “Amigo de Negócios”.

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