Confesso a vocês que esta semana foi a mais difícil para escolher o texto do Blog Amigo de Negócios, isso porque surgiram tantos fatos e acontecimentos, tantas notícias e novidades que geram impacto no mundo dos negócios e investimentos, que me deixaram com grandes dúvidas do que trazer aqui a vocês caros leitores.

continua após a publicidade

Temos assuntos da economia mundial, as conquistas expressivas dos skatistas Rayssa Leal (a nossa fadinha) e Kelvin Hoefler, ou até mesmo do surfista Ítalo Ferreira. Temos notícias de novos negócios em startups que vão revolucionar o nosso país, até mesmo sobre as criptomoeda, a grande aposta para os próximos meses e anos. Mesmo diante de tudo isso, optei por algo mais profundo, algo bem importante que com certeza está ligado diretamente a todos esses assuntos apontados anteriormente, optei em falar sobre o posicionamento da imagem como caminho do sucesso.

Por muitos anos todos nós escutamos o quão importante é uma marca para expressar o produto de uma empresa, mas nem sempre demos tanta atenção para o posicionamento da própria imagem, o branding pessoal.

Imagem de Hands off my tags! Michael Gaida por Pixabay

O posicionamento da imagem não pode ser algo supérfluo, uma caricatura ou um personagem criado por você, a não ser que sua profissão exija esta ação como parte do processo. A imagem deve corresponder exatamente aos seus propósitos, anseios, como as pessoas (familiares, amigos, clientes, etc.) te veem como contribuinte da evolução social.

continua após a publicidade

Cuidar bem da imagem vai muito além de apresentar competências e experiências, passa pela forma que você age, apresenta seus posicionamentos e o que oferece como pessoa; é o mesmo que aquela famosa pergunta: “Como você quer ser lembrado? Qual será o seu legado?”

Se colocarmos como exemplo os esportistas acima, veremos que demonstram uma empatia coletiva incomum para o dia de hoje, pois convergem pensamentos, ideologias e ideias em um único caminho, o da resiliência, da persistência, de colocar os sonhos em prática, de batalhar e batalhar e batalha na trajetória como momento e fator essencial para alcançar a vitória, essa como mera consequência de um bom trabalho.

continua após a publicidade

Não é diferente na hora de buscar uma colocação no mercado de trabalho, ou iniciar o processo de abertura do seu próprio negócio, os recrutadores e os clientes precisam entender quem realmente você é, como você se posiciona, sua presença e autoridade na sociedade, se é um ser influenciador positivo, o que tem de valoroso a oferecer. Você precisa cuidar do famoso branding pessoal.

Não adianta pensarmos em metas e resultados se não conhecemos nem o próprio propósito de vida, sonhos e metas.

Convido você a olhar mais para sua imagem como algo que traduz sua própria identidade, carisma e valores motivacionais. E, se tem dificuldades de analisar tudo isso, quem sabe possa investir mais em cursos e treinamentos de autoconhecimento, leituras afins ou até mesmo refazer um exercício simples diário, se reconectar ao meio em que vive.

Cuide bem da sua imagem pessoal, pois é ela que te levará ao sucesso.

Meu nome é Marlon Roza, sou seu “Amigo de Negócios”.