Quero dedicar alguns minutos a você meu caro eleitor que está com dúvidas sobre os primeiros passos para começar a investir. É como levantar os alicerces da casa, você precisa olhar com a devida atenção para o planejamento e para a fundação que serão as bases dos seus resultado sonhados.
Nós brasileiros não tivemos uma educação financeira adequada, tudo que aprendemos normalmente são com as experiências da vida ou até mesmo com mentores, pessoas que atravessam em algum momento nossa jornada.
Segundo a AMBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, cerca de 40% da população Brasileira faz algum tipo de investimento (informações do seu próprio site), no entanto, de acordo com a B3 (Bolsa de Valores Brasileira) apenas 0,5% da população faz investimento em bolsa de valores (informações do seu próprio site), demonstrando que o brasileiro ainda está distante dos métodos de diversificação da carteira de investimentos.
Para te ajudar nessa empreitada, eu separei 05 passos que julgo importantes para começar a investir, para que você possa assumir com clareza as rédeas da sua vida financeira, e mais, criar seu projeto de vida financeiro apontando para independência financeira, vamos lá:
Primeiro passo – Sair das dívidas: É importante destacar como primeiro passo, pois você deve estar livre de barreiras que te atrapalhe ou te impeça de começar a investir. Talvez essa fase você nem precise se preocupar, pois já ultrapassou ou nem entrou, mas para aqueles que necessitam de uma atenção especial eu vou deixar um link a seguir para que você possa acessar um artigo que auxilio neste tema: Como limpar seu nome e sair das dívidas (para sempre) em 04 passos
Nessa primeira fase também é importante criar a Reserva de Emergência. Inclusive vou deixar um outro link, um outro artigo sobre Reserva de Emergência para você entender melhor todo este contexto: Tudo que você precisa saber sobre Reserva de Emergência
Está vendo que eu estou focando esse primeiro passo em pavimentar a segurança, os alicerces da sua vida financeira?
Segundo passo – Abrir conta em corretora e bancos digitais: Aqui existem inúmeras. Você precisa escolher muito bem a corretora para iniciar os investimentos. Escolha aquela que cobra as menores taxa de corretagem, que traz mais segurança nas informações prestadas, o melhor suporte, aquela que traz mais investimentos assegurados pelo FGC – Fundo Garantidor de Créditos, aquelas que te facilitam a vida nas questões de transferências financeiras, e, por fim, aquelas que tem o Home Broker que te agrade melhor na prestação das informações.
Terceiro passo – Faça o teste de perfil de investidor: Logo no ato da abertura da conta em corretora você já é apresentado(a) as ferramentas para realizar o questionário sobre seu perfil de investidor(a). E por que ele é importante? Por que você se conhecendo mais poderá verificar se é uma pessoa conservadora, optante pelos investimentos em renda fixa; ou se é mais arrojado(a), para partir para investimentos de renda variável, ou seja, do mais conservador ao mais arrojado.
Quarto passo – Diversificar a carteira de investimentos: Lembra daquela história que a vovó contava que você não pode colocar todos os ovos em uma só cesta porque pode acontecer algum fato e você perder tudo? Nos investimentos é a mesma coisa, mas aqui também se refere ao ganho gradativo de acordo com o momento econômico.
Quinto passo – Aportes financeiros: Você acredita que pode vencer uma maratona fazendo somente um treino? Você acredita que pode conhecer tudo sobre culinária fazendo apenas um jantar? Qualquer ação / área importante da sua vida é necessário um processo de exercício contínuo (em psicologia é o que chamamos de processo de aprendizado – de inconsciente incompetente até a maestria). Ninguém chega a excelência dos resultados por apenas uma ação isolada, é preciso um processo de repetição e aprendizado executado a partir de ações regulares. Nos investimentos é a mesma coisa, você precisa realizar aportes mensais pensando em colher melhor frutos no futuro.
Siga esses passos, pois eles vão te ajudar muito a ingressar no mundo dos investimentos.
Meu nome é Marlon Roza, sou seu Amigo de Negócios.
Para mais dicas me siga no: Instagram (@amigodenegocios) e YouTube (youtube.com/amigodenegocios)