Meus Amigos leitores! Cuidado, muito cuidado, pois o maior inimigo das suas finanças pode estar dentro da sua casa!

continua após a publicidade

Você pode estar na linha das melhores escolhas, os melhores investimentos, mas se não enfrentar cara a cara seus inimigos, você pode colocar tudo a perder.

Quando falamos em finanças temos caminhos e ferramentas que podem te levar ao sucesso, a riqueza, mas também temos os grandes vilões, aqueles que podem te derrubar de uma hora para outra. E curiosamente, o maior inimigo das finanças em sua casa é a ESTOCAGEM.

O brasileiro tem o hábito de estocar, isso mesmo, estocar, afinal, é uma cultura enorme de escassez que vem enraizada ao longo de muitas décadas, essencialmente na época de inflações galopantes aonde essa prática era importante devido à incerteza dos preços. Isso sem contar aquela sensação de poder de compra que é muito forte o tempo todo naquelas pessoas consumistas por ansiedade.

continua após a publicidade

Grandes especialistas na área financeira apontam que boa parte do brasileiro endividado não sofre devido a limitação de renda, mas o uso descontrolado do dinheiro fora de hora.

Você chega ao final do mês e olha a sua conta bancária e vê que faltou R$300,00 / R$400,00 para compras ou boletos, mas ao mesmo passo olha para prateleiras e vê produtos estocados que não foram consumidos, muitas vezes por meses. Não estocamos só alimentos, também combustível no tanque do carro em excesso, roupas a estrear no armário, livros a ler e canais a cabo não consumidos. Então, ligue o alerta para isso.

continua após a publicidade

Se continuarmos com estes hábitos vamos sempre se utilizar do cheque especial e pagar juros por isso, levando a consequências de médio a longo prazo que podem ser destruidoras. Por isso, gaste somente quando necessário, se utilize da inteligência financeira e de ações de economias. Você já leu esse artigo: Oito dicas para economizar no supermercado

Existem diversas práticas importantes para você mudar e controlar seu orçamento, gaste somente quando for necessário. Vá ao supermercado várias vezes ao mês para comprar somente o essencial não dando chance assim a criar enormes estoques em casa. Sem contar que é mito aquela história de encher o tanque economiza mais; vá ao posto de combustível aos poucos para utilizar somente o essencial. Compre roupas que são essenciais para o seu uso diário, inclusive dê preferência a liquidações.

Não deixe que gastos em excesso esvaziem sua conta corrente e te afunde em dividas. Gaste somente o que tem, inclusive essa é uma das técnicas que mais utilizo em consultorias, a técnica financeira que se chama GIRAR MAIS, ou seja, estocar mais dinheiro ao invés de estocar mais produtos.

Leia também: Coisas que você paga e que não precisa pagar nunca mais; vai sobrar dinheiro!

E aí, você tem o hábito de estocar produtos? Se tem, está na hora de rever seus conceitos. Ah! E não deixe de compartilhar essa ideia para amigos e familiares.

Meu nome é Marlon Roza, sou seu Amigo de Negócios.
Para mais dicas me siga no Instagram (@amigodenegocios) e Youtube (youtube.com/amigodenegocios)