Gestão de marketing, assim como a gestão de qualquer outra área, é composta elementos técnicos e específicos do setor, por responsabilidades, compromisso com resultados, conexão com a equipe. Porém, para a área de marketing a dose de especialidade e inteligência está muito voltada para o que ocorre fora das organizações. Ou como Alexandre Conte, gestor de marketing, professor, palestrante e escritor comenta, “Cabe ao setor e aos profissionais de marketing a visão curiosa, desconfiada e inconformada sobre o que está acontecendo no mercado, sobre como os consumidores se comportam e como a concorrência está se movimentando”.
Muito da inteligência de marketing está relacionada ao mapeamento e à compreensão dos agentes externos das empresas. E quem estiver mais atento a isso do que aquele velho e conservador olhar para produtos e processos internos, pode acabar sendo deixado de lado em muitas conversas, relações e oportunidades.
Em entrevista com mestre em estratégias de marketing e comportamento do consumidor pela UFPR, Alexandre Conte, tive a oportunidade de explorar mais sobre este tema e desvendar os principais desafios e oportunidades que cercam esta cadeira tão estratégica nas empresas.
Conte, como prefere ser chamado, foi o entrevistado do Amigocast, o podcast do Amigo de Negócios, e respondeu algumas perguntinhas extras que gostaria de partilhar com vocês, confira:
Marlon (Amigo de Negócios): Considerando sua trajetória como gestor de marketing de diferentes empresas, muitas delas, ligadas ao setor de tecnologia, quais os principais desafios que você destaca para um gestor de marketing?
Conte: um gestor de marketing que visa oferecer uma performance elevada na função, deve dedicar sua atenção sobre 4 elementos chaves. O primeiro, conhecer e mergulhar no seu mercado de atuação. É preciso ter e respirar a cultura do seu mercado. O segundo é um olhar mais maduro e curioso sobre quais as novidades e tendências desta área, buscando entender como isso irá impactar hábitos, preferências e comportamentos, tanto dos consumidores quanto da concorrência. Em terceiro lugar, ser adepto e curioso sobre as novas tecnologias. Como ferramentas, elas podem contribuir muito com a eficiência e agilidade de processos já validados. E por último, porém o mais importante; se conectar com a sua equipe. Um gestor de sucesso é aquele que se torna capaz de desenvolver pessoas para que realizem resultados extraordinários. Afinal, cadeira e crachá não geram resultado algum. São as pessoas que o fazem.
Marlon (Amigo de Negócios): Falando em tecnologia, qual o papel dela no mundo do marketing?
Conte: São ferramentas! Podem automatizar processos, reduzindo esforços e elevando resultados. Mas também podem fazer com grande velocidade e precisão o que não deveria ser feito. Ou seja, antes da tecnologia, precisamos ter processos bem desenhados, amadurecidos e validados. E antes dos processos, desenvolver pessoas para que elas queiram fazer mais e melhor. Tendo esta configuração, empregar e experimentar novas tecnologias pode ser um grande sucesso. Do contrário, pode ser uma tentação maliciosa. Muitos querem uma nova ferramenta, um novo sistema ou uma nova tecnologia por ela em si. E este é um grande erro.
Marlon (Amigo de Negócios): Você é um dos coordenadores de um projeto muito legal, chamado Entre Drones e Dinossauros. Qual a ligação deste projeto com a gestão de marketing?
Conte: O projeto surgiu como consequência de reunir e interagir constantemente com um grupo plural e encantador de pessoas que, cada um em sua área de atuação, são especialistas, estudiosos de tendências e que juntos, conseguimos realizar olhares inquietos para o futuro. O livro Entre Drones e Dinossauros, trabalhou muito o conceito de ambidestria na gestão. Uma habilidade de gerir inovações e empreitadas de longo prazo em paralelo à responsabilidade de se gerar resultado de curto prazo. O sucesso foi tão grande que estamos na fase de produção do 2º volume. Agora, focado em somo ter sucesso na gestão e na estratégia diante das megatendências. E é justamente este o paralelo que eu faço para responder sua pergunta Marlon. Este projeto é um esforço coletivo sobre a habilidade de olhar para o futuro e entender movimentos. Todo gestor de marketing precisa ter uma visão estratégica do seu negócio para o hoje, assim como para o amanhã. E uma vez que consiga mapear as tendências de mercado e compreender quais movimentos precisará realizar no futuro, trazer isso a presente, na construção de estratégias antecipatórias.
Este é o contexto sobre o qual conversei com o Alexandre Conte e disponibilizo abaixo o 3º episódio do AmigoCast para você se aprofundar neste papo encantador.
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