Uma vida inteira para acompanhar uma série

Atenção! O Texto abaixo contém spoilers.

Supernatural é daquelas séries massacradas pelo êxito. O Canal CW, empolgado com seus cinco milhões de espectadores, em média, na primeira temporada, viu na série mais uma daquelas galinhas dos ovos de ouro, que seriam o sustentáculo do canal, assim como Smallville.

O apelo pop das séries do canal é um diferencial, o que leva o CW a levar sua programação à exaustão com renovações desnecessárias. Supernatural já deveria ter ido, mas uma manobra no roteiro quase a levou ao fracasso após o sucesso de crítica das cinco primeiras fases.

Mas, após recuperarem a equipe perdida, a série acertou novamente na oitava temporada e manteve o roteiro com mais atratividade, resgatando elementos que fizeram sucesso no começo, como a volta dos irmãos Winchester às caçadas a criaturas estranhas, monstros, fantasmas e tudo mais.

A décima temporada já traz alguns sinais de que ela possa ser a última. Em especial, com o sensacional episódio 200, quando se relembraram em forma de musical boas histórias da série até agora, e o episódio 202, que mostrou várias facetas da trama em clima de resolução. Aparece uma personagem interessantíssima, a bruxa Rowena (Ruth Connell), que reserva uma bela surpresa no final do episódio. Na linha dos anjos, Castiel (Misha Collins) e Hannah (Erica Carroll) também conscientizam o roteiro e consolidam algumas decisões interessantes.

Já Crowley (Mark Sheppard) continua sendo um dos destaques do programa. Interpretação primorosa e um ritmo perfeito da linhagem do inferno fazem com que a saga dos Winchester seja novamente atrativa e com grande dosagem de emoção, suspense e ação.

Desde a primeira temporada, a série perdeu exatamente a metade da sua audiência. Eram cinco milhões no começo, hoje no máximo 2,5 milhões. E, se pensarmos na longevidade da história, podemos refletir que quem começou a ver a série na primeira temporada e tinha 17 anos, hoje está com 27, com outro nível de vida e atividade que talvez não contemple o mesmo nível de comportamento do público inicial da série. Será muito bem-vindo o final, se for mesmo desta vez.