Neste mês, a revista Mundo Estranho, da Editora Abril, trouxe, em sua edição especial, uma lista que denominou como As 100 Melhores Séries da História.

continua após a publicidade

Logicamente que não somos unânimes, nem nunca seremos sobre qual a melhor série de todos os tempos, ou qual a pior. Ou, ainda, aquela que mais gera o efeito Síndrome de Estocolmo, como as citadas aqui na semana passada. Porém, temos que ser mais críticos às famosas listagens que grandes veículos produzem e acabam sendo distribuídas como verdade, o que não é saudável para a informação e a pluralidade de opiniões.
Digo isso a partir do fato do veículo em questão, a revista Mundo Estranho (excelente publicação de curiosidades, derivada de uma antiga sessão da revista Superinteressante), ter reduzido o imenso universo das séries a alguns poucos veículos correlatos e colunistas, o que claramente não atinge sequer o objetivo de alcançar as 100 melhores séries da história nem no quesito audiência.

Fazer com que a lista seja formada pela opinião dos “nerds” de plantão de grandes sites é muito simplório. Maior exemplo disso é que a lista traz como número 1 a série Friends (não contesto a qualidade, apenas a obviedade de que o critério foi apenas impacto e audiência).

A ausência de clássicos como Tales From The Crypt (HBO), que teve em seus inúmeros elencos astros como Schwarznegger, Demi Moore e outros, também revela que é uma lista mais ao estilo Teen Choice Awards, uma vez que muitas das séries que foram sucesso no Brasil também não estão listadas, mesmo com a evidente superioridade de uma Ilha da Fantasia ou A Gata e o Rato, em relação a uma Glee ou Veronica Mars.

continua após a publicidade

Mas a lista também traz boas lembranças, como Arquivo X, Dallas, Jornada nas Estrelas e as brasileiras Castelo Rá-Tim-Bum e Os Normais. Não esqueceu também de Simpsons, South Park e da cinquentenária Doctor Who.

Listas são assim, feitas para serem plenamente contestadas. E, como em todos os casos, é sempre menos ofensivo dizer que as 100 Melhores Séries da História são aquelas 100 que você mais gosta, e pronto.

continua após a publicidade

Agradeço aos leitores da coluna e desejo um 2015 com muito mais do que 100 ótimas histórias para cada um de vocês. Até a próxima!