Na última terça-feira, chegou ao final uma das melhores séries da Globo. Tapas & Beijos despediu-se após cinco anos mantendo um roteiro alegre sem cansar com as obviedades e exageros dos pretensos humorísticos da TV aberta.
A média de audiência foi de 18 pontos nesses cinco anos. Mas tenho a impressão de que o programa não era muito querido pela emissora, apesar dos bons números (basta lembrar a divulgação de séries como Pé Na Jaca e A Grande Família, por exemplo).
Outro fato importante sobre a série é que não foi uma decisão da emissora encerrar a atração. O elenco foi o principal motivador da parada, demonstrando grande discernimento. Claro que depois de assistir a decadência depressiva de A Grande Família, ninguém quer passar por tal situação.
Na internet, no entanto, a atração perdeu espaço para um concorrente de peso às terças-feiras, o reality show culinário Master Chef, da Band. O programa realizou sua final exatamente no dia da exibição do último episódio de Tapas & Beijos. Nas redes sociais, mais de um milhão de menções elevaram o moral da Band, que chegou a liderar em alguns momentos.
De qualquer maneira, é bem provável que o público espectador de Tapas & Beijos não permaneça com as novas atrações do horário. Mas, como declarou Fernanda Montenegro ao IG sobre o final da série: “Saber parar é uma arte”. E eles souberam.