Vinho tinto alonga vida das células

O vinho tinto melhora o sangue e alonga a vida, pelo menos nas células humanas cultivadas em laboratório, anunciou a revista “Nature”, onde um grupo de cientistas da Harvard Medical School e do laboratório de pesquisa Biomol publicou seu descobrimento.

Os polifenóis, compostos extraídos do vinho tinto e também de algumas verduras, alongam a vida das células exatamente como age uma dieta hipocalórica, cujo efeito de “elixir da juventude” já é conhecido há tempos.

Segundo um dos autores, David Sinclair, seu efeito se explica não pelo poder antioxidante pelo qual são famosos os polifenóis, mas por sua capacidade de ativar substâncias que intervêm para regular a duração da vida celular. Agora, concluem os cientistas, o passo decisivo é entender como funcionam e buscar polifenóis naturais que desempenhem no corpo humano o trabalho desses extratos da antiga bebida.

Essas substâncias são enzimas que desempenham atividades que ainda não foram completamente compreendidas, mas parece que são ativadas no ser humano em condições de estresse, quando o ambiente externo é hostil, em particular quando falta alimento, para favorecer a sobrevivência das células até que cheguem tempos melhores.

Os polifenóis que demonstraram o efeito de alongar a vida das células são aqueles provenientes do vinho e do azeite de oliva. Experiências em laboratório mostraram que essas substâncias alongaram entre 60% e 80% a vida da levedura, que é medida em número de gerações, permitindo que amostras sobrevivessem durante 38 gerações em vez das 19 típicas desse microorganismo. Seus efeitos benéficos no homem já eram parcialmente conhecidos. Em estudos anteriores os polifenóis demonstraram atenuar doenças típicas da velhice. Neste estudo, revela-se que os polifenóis podem ajudar as células humanas a sobreviver em situações de estresse.

É provável que a função de origem dos polifenóis, nas plantas das quais derivam, seja preparar o organismo para superar condições de perigo. A mesma coisa poderia ocorrer também nos animais que os ingerem na dieta, inclusive o ser humano.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo