Diminuir a quantidade de alimentos ingeridos durante as refeições é o primeiro passo para quem quer começar a perder uns quilinhos. Mas, atualmente, as porções servidas em restaurantes estão cada vez maiores, representando um obstáculo para quem deseja emagrecer. Assim, fica difícil não cair na tentação das grandes ofertas e manter o controle da alimentação diariamente. No entanto, é possível não fazer parte do clube ?limpa-prato? e se sentir satisfeito após cada refeição. Confira os exemplos de boas escolhas alimentares e as dicas para desfrutar do prazer de comer fora vencendo o desafio:
* Escolha o restaurante, assim você poderá fugir das guloseimas e comer o que deseja.
* Ao invés do couvert (pão com manteiga e frios), opte por legumes em palito, berinjela em conserva, mussarela de búfala ou carpaccio com ervas.
* Compartilhe com um amigo uma entrada e complete com salada de folhas e legumes.
* Se pedir um ou dois aperitivos suaves, escolha depois somente uma salada, sem complementos gordurosos, como prato principal.
* Escolha a refeição que mais lhe convém e ofereça aos demais para dividir com você.
* Faça alterações no prato escolhido, peça para ser preparado sem óleo, sem manteiga, pouco queijo ou com o molho à parte.
* Peça para dividir uma porção grande em duas e, se preferir, leve uma para viagem.
* Se pedir sobremesa divida para 2 ou 3 pessoas e coma somente a sua parte.
* Tenha em mente o quanto você pode comer, seja no número de pontos ou em calorias, pois ao ler o menu você já terá um plano alimentar.
* Faça um pequeno lanche antes de sair de casa, pois dessa forma você terá o controle da fome e comerá menos.
* Solicite ao garçom para que retire da mesa todos os alimentos de que você já se serviu.
Fonte: Sônia Almeida, nutricionista do Vigilantes do Peso.