A União Européia aprovou o uso de Remicade (infliximabe), em combinação ao metotrexato, para o tratamento de pacientes com Artrite Psoriática ativa e progressiva, que não têm resposta satisfatória com outros medicamentos modificadores da doença.
A Artrite Psoriática é uma doença inflamatória crônica e auto-imune que envolve as articulações e a pele. A Artrite Psoriática atinge cerca de 40% dos portadores de Psoríase, doença que atinge cerca de 3% da população. No Brasil, Remicade – da Schering-Plpough -, já está aprovado para o tratamento da Artrite Reumatóide, Doença de Crohn e Espondilite Anquilosante.
A aprovação da União Européia para o uso de Remicade em Artrite Psoriática baseou-se no IMPACT (Infliximab Multinational Psoriatic Arthritis Controlled Trial), estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo envolvendo 104 pacientes com Artrite Psoriática ativa, que não obtiveram sucesso com o uso de pelo menos um medicamento modificador do curso da doença. Os resultados demonstraram a segurança e eficácia de Remicade no tratamento desta doença incapacitante.
Remicade é um medicamento biológico, que atua diretamente no bloqueio da substância chave do processo inflamatório, responsável pela progressão da Artrite Psoriática e da Artrite Reumatóide: a citocina TNF-α (Fator de Necrose Tumoral). O bloqueio específico desta citocina favorece a inibição de todo o processo inflamatório, proporcionando alívio significativo dos sintomas, impedindo a destruição óssea e de articulações e conseqüentemente uma grande melhora na qualidade de vida dos pacientes.
A citocina TNF também se apresenta muito aumentada em outras doenças auto-imunes e crônicas como a Doença de Crohn (doença inflamatória intestinal) e a Espondilite Anquilosante (doença inflamatória crônica, que atinge as articulações da região do quadril).
Artrite Psoriática
A Artrite Psoriática atinge cerca de 40% dos pacientes que apresentam Psoríase (doença crônica e inflamatória da pele) que acomete cerca de 3% da população. A Artrite Psoriática se manifesta em qualquer idade e com a mesma prevalência em homens e mulheres. Os sintomas incluem enrijecimento, dor e inchaço das articulações, além das lesões de pele, típicas da Psoríase.
Remicade está aprovado em 72 países e já é responsável pelo tratamento de mais de 500 mil pacientes em todo o mundo, desde sua introdução nos Estados Unidos, há cinco anos.